Hidrojato beneficia rede de microdrenagem de São Mateus

limpeza é importante para que não ocorram entupimentos

O trabalho de limpeza da rede de microdrenagem é importante que seja executada na pré-temporada para que, à época de chuva, não ocorram os entupimentos e conseqüentemente alagamento de ruas e avenidas. 

A empresa responsável pela prestação de serviços à PMSP efetua a limpeza mecânica do sistema de drenagem, constituído de galerias de águas pluviais, ramais, poços de visita e bocas de lobo. Para isso, utiliza-se de equipamento combinado (hidrojato de alta pressão/sugador de alta potência) e mão-de-obra especializada.

As enxurradas originadas pela precipitação direta sobre as vias desembocam nos bueiros situados nas sarjetas. Estas, somadas à água da rede pública proveniente dos coletores são escoadas pelas tubulações que alimentam os condutos secundários, a partir do qual atingem o fundo do vale, onde o escoamento é topograficamente bem definido, mesmo sem um curso d’água perene.

O escoamento no fundo do vale é o que determina a macrodrenagem. O sistema responsável pela captação da água pluvial e sua condução até esse sistema é denominado de microdrenagem, as águas decorrentes da chuva são lançadas em cursos d’água naturais, no oceano, em lagos ou, no caso de solos bastante permeáveis, esparramadas sobre o terreno por onde infiltram no subsolo.

Os elementos principais da microdrenagem são:

Meio-fio - blocos de concreto ou de pedra, situados entre a via pública e o passeio, com sua face superior nivelada com o passeio, formando uma faixa paralela ao eixo da via pública.

Sarjetas - faixas formadas pelo limite da via pública com os meio-fios, formando uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua.

Bocas-de-lobo - dispositivos de captação das águas das sarjetas. (foto ao lado funcionários fazem limpeza manual)

Poços de visita - dispositivos colocados em pontos convenientes do sistema, para permitir sua manutenção.

Galerias - canalizações públicas destinadas a escoar as águas pluviais oriundas das ligações privadas e das bocas-de-lobo.

Condutos forçados e estações de bombeamento - Quando não há condições de escoamento por gravidade para a retirada da água de um canal de drenagem para um outro, recorre-se aos condutos forçados e às estações de bombeamento.

Sarjetões - formados pela própria pavimentação nos cruzamentos das vias públicas, formando calhas que servem para orientar o fluxo das águas que escoam pelas sarjetas.

Um sistema de drenagem urbana adequado não significa que tenha condições de absorver enchentes extraordinárias, agravadas pelo crescimento desordenado das cidades, em especial, a ocupação de várzeas e fundos de vales, mas sua manutenção pode minimizar os problemas provocados pelas chuvas nas grandes cidades quando o assunto é escoamento.