Subprefeitura coíbe moradias irregulares na região

duas ações: Jd. Santo André e Nova Vitória

A subprefeitura São Mateus através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), em parceria com a GCM Ambiental (Guarda Civil Metropolitana), coibiram a construção de moradias irregulares no Jardim Santo André na semana do dia 13 de outubro.
 
A região já havia sofrido ação de desfazimento em junho, mas as pessoas insistem em ocupar a área de APP (Área de Preservação Permanente). O espaço que os barracos ocupavam também conta com uma nascente de água que era poluída a menos de 20 metros.

Para a ação, os fiscais da subprefeitura contaram com a GCM Ambiental para dar apoio aos agentes, que derrubaram as construções. Ao todo foram destruídos seis barracos de madeiras e tábuas. A maior dificuldade dos agentes da prefeitura é o difícil acesso ao local do crime, pois não entram carros, muito menos caminhões para a retirada do entulho deixado.

As ações de desfazimento vêm se tornando cada vez mais comuns na região, devido ao alto número de barracos construídos em áreas irregulares. Segundo os moradores, os invasores começam a cavar buracos, para servir de base para as moradias, no mesmo dia em que é realizada a fiscalização.

Na manhã do dia 22 de outubro, a Subprefeitura São Mateus, com apoio da Força Tática da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou uma ação para coibir o início de ocupação irregular em terreno público às margens do recém inaugurado trecho da Jacu- Pêssego, no distrito do Iguatemi. Para a operação foram mobilizados homens do setor de desfazimento e fiscais da Subprefeitura.

O comboio composto por aproximadamente 11 (onze) veículos se dirigiu ao local e movimentou uma das principais avenidas de São Mateus, a Ragueb Chohfi no sentido Iguatemi. Ao chegar no local, foi constatada a intenção dos invasores; a área estava totalmente demarcada com fitas e placas indicando o nome dos respectivos responsáveis.

Facões e enxadas foram os equipamentos utilizados pela equipe de desfazimento e as demarcações foram desfeitas. Durante a ação, Guarda Civis Metropolitanos do Destacamento Ambiental apreenderam duas gaiolas e uma armadilha, cada jaula com um pássaro dentro. Os dois rapazes responsáveis pelos equipamentos foram informados pelos Guardas que a caça de animais é proibida e que se trata de crime ambiental.

Mesmo após a retirada dos piquetes a Subprefeitura São Mateus, Policia Militar e Guarda Civil Metropolitana farão vistorias no local durante o final de semana para se evitar que as ocupações continuem. A maioria dos barracos é levantada em menos de 24 horas, sempre em horários alternativos.
 
Segundo os fiscais é sempre na madrugada ou mesmo aos domingos e feriados prolongados. A prefeitura continuará com esse tipo de ação, e também conta com a ajuda da população, e pedimos que denuncie qualquer tipo de invasão no telefone direto da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, 3397-1117.