Subprefeitura e o trabalho de prevenção às enchentes

no Riacho dos Machados e Aricanduva

A subprefeitura São Mateus iniciou um trabalho de prevenção a enchentes na região. Na manhã do dia 22 de outubro o coordenador de obras , acompanhado pela equipe técnica de engenharia do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado de São Paulo, fez uma vistoria “in loco” em dois rios da região: O Riacho dos Machados e o Rio Aricanduva terão seus leitos desassoreados.

O DAEE, órgão gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, atende aos municípios, gratuitamente, auxiliando na elaboração de estudos, projetos, assistência e assessoria técnica.

Em São Mateus, sua ação estará ligada à execução de serviços de limpeza e desassoreamento dos Machados e Aricanduva. O Departamento Estadual fará o empréstimo das máquinas e a execução do serviço ficará a cargo da Subprefeitura de São Mateus.

Para o Subprefeito de São Mateus, “esse trabalho preventivo é muito importante para que tragédias como a que ocorreu nos Machados em 2009, possa ser minimizada, além desse serviço, reforçamos o trabalho de limpeza e manutenção do sistema de microdrenagem, limpando bueiros e ramais através do hidrojato, um equipamento que utiliza um potente jato d´água na desobstrução de galerias e bueiros, bem como a limpeza e desassoreamento, com remoção de material não inerte de todos os piscinões de nossa área”.