17 Subprefeituras passam a mapear árvores da cidade

Programa atingirá as 31 subs até o final do ano

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras inicia nesta semana a ampliação do Programa Identidade Verde, com 17 subprefeituras que passam a atuar com o mapeamento das condições das árvores da cidade. Até o final do ano, o projeto deverá estar implantado em todas as subprefeituras.

O programa é dividido em duas fases. Na primeira, a de implantação, os engenheiros e agrônomos da Secretaria treinam funcionários das Subprefeituras a partir de uma "rua-piloto". Na segunda fase, com o projeto já implantado, os funcionários treinados continuarão os trabalhos com o mapeamento em toda a área da subprefeitura.

A iniciativa promoverá um minucioso diagnóstico das árvores da cidade, a partir do qual a pasta promoverá as intervenções necessárias que podem variar de uma simples poda ou reforma de um canteiro, até a remoção ou transplante de uma árvore.

"Estamos capacitando engenheiros agrônomos para trabalhar em cada subprefeitura, o que possibilitará um diagnóstico das árvores da cidade, além de uma identificação mais qualificada de nossas espécies arbóreas", conta o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo.

Onze subprefeituras já estão com seus profissionais capacitados e começam, na próxima semana, os trabalhos em campo - Lapa, São Miguel, Jaçanã/Tremembé, Vila Mariana, Vila Maria/Vila Guilherme, Pirituba, Jabaquara, Campo Limpo, Capela do Socorro, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista. Até o final desta semana, as subprefeituras Perus, Casa Verde, Sé, M´Boi Mirim, Cidade Ademar e São Mateus, iniciam o treinamento do pessoal que atuará no programa.

Os dados coletados nas ruas serão inseridos no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (SISGAU). A expectativa é que até o fim do ano o programa já esteja atendendo todas as 31 subprefeituras de São Paulo. Cada uma terá um prazo adequado para concluir o inventário. O primeiro passo é o cadastramento e diagnóstico das árvores, partindo em seguida para o plano de manejo, contemplando os serviços de poda e plantio de árvores, além de alargamento de canteiros.

Projeto piloto

Na Subprefeitura Lapa (onde houve o projeto-piloto) o Identidade Verde já atingiu mais de 40 vias, totalizando 3.532 árvores. Também foi possível detectar que um dos principais fatores de quedas de árvores é a limitação de espaço nos canteiros para o desenvolvimento de raízes sadias. Em cinco meses foram executadas 356 podas, 103 remoções e 20 plantios, além de 230 ampliações de canteiros.