Campanha de doação de sangue na subprefeitura

dia 29 de julho no auditório

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) da Subprefeitura São Mateus em parceria com a Fundação Pró-Sangue realizará nesta quinta-feira, dia 29 de julho, das 10 às 16 horas a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, com o objetivo de conscientizar a população da importância da doação de sangue como um ato de amor ao próximo.

Poderão fazer doações pessoas entre 18 e 65 anos que deverão trazer um documento oficial com foto. Não é necessário estar em jejum e ainda os doadores terão direito a uma folga que deverá ser negociada com seu superior.


Doar sangue é rápido, simples, sem riscos e pode salvar a vida de até três pessoas. Se cada pessoa doasse ao menos duas vezes por ano, nosso país teria seus problemas, com falta de sangue, drasticamente reduzidos.

O doador fará exames como os de pressão arterial e anemia. O sangue doado sofre testes sorológicos (AIDS, Chagas, Hepatites, HTLV-1, Sífilis) e é dividido em partes, que, separadamente contribuem no tratamento de pacientes com diferentes problemas.

Doar sangue não é, de maneira nenhuma, prejudicial. Rapidamente seu corpo compensa a quantidade doada.

É importante lembrar que não é bom forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas.

A campanha é aberta a toda população a fim de ajudar o próximo.