CAT completa cinco anos de existência

próxima unidade em São Mateus

O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) comemorou na manhã desta segunda-feira (26) cinco anos de existência. Criado pela Prefeitura de São Paulo e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), o serviço registra marcas positivas nesse período: até o mês de junho, 2,8 milhões de pessoas foram atendidas e 257 mil trabalhadores conquistaram um lugar no mercado de trabalho após passar por uma das 11 unidades existentes na capital.

E esses números continuarão crescendo. Mais seis unidades do CAT devem ser inauguradas até o fim deste ano - a próxima será a de São Mateus. "O CAT seguirá se expandindo para continuar atendendo mais - e melhor ainda - as pessoas que vieram buscar emprego, capacitação e orientação para tirar documentos e limpar o nome por intermédio do Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extra Processual do Trabalhador. Isso mostra que nós estamos no caminho certo", destacou o prefeito após a cerimônia de aniversário, que aconteceu no auditório do CAT Luz.

De acordo com o prefeito, a pretensão é a de que, até o fim de 2012, a cidade de São Paulo passe a contar com 31 CATs. "Parece que foi ontem o lançamento do CAT. E, desde então, o programa cresceu muito. Fazemos uma avaliação positiva deste serviço", observou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, ressaltou a importância do papel desempenhado pelos CATs. "Não há melhor maneira de inserção social do que através do trabalho. É isso que nós buscamos no CAT. Aqui, desempregados e pessoas que passam por um risco social podem encontrar seu trabalho e seu auto-respeito".

Programas

Neste ano, o CAT foi aperfeiçoado para melhor atender a população. Além da inauguração do posto na Casa Verde, em fevereiro, foi lançado o CAT Móvel, com três unidades de atendimento que prestam serviços nas regiões mais afastadas na cidade.

Entre os serviços oferecidos aos interessados está o Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho; a inscrição de cursos profissionalizantes do Centro Público de Formação Profissional; emissão de segunda via da Carteira de Trabalho; ingresso no Posto Avançado de Conciliação Extra-Processual do Trabalhador (Pacet) e participação nos Programas Jovem Cidadão e Time do Emprego - ambos em parcerias com o Governo do Estado.

Nas unidades Luz, Tatuapé, Itaim, Santana, Lapa I, Interlagos e Jabaquara há concessão de microcrédito para geração de trabalho e renda, por intermédio das agências do Programa São Paulo Confia.

CAT em números

Desde a instalação da primeira unidade até hoje, o CAT já fez 562.113 habilitações do seguro-desemprego, 4.444 pessoas conseguiram limpar o nome com o Pacet, 6.691 jovens foram contratados por intermédio do Programa Jovem Cidadão, 17.187 trabalhadores puderam tirar a Carteira de Trabalho, 42.878 receberam orientação para participar de seleção por emprego e 7.297 pessoas com deficiência conseguiram um lugar no mercado de trabalho.

 Fonte: SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo - Coordenação de Imprensa