Sistema Celig na Subprefeitura

atendimento diferenciado para portadores de necessidades especiais auditivas

A Subprefeitura de São Mateus já conta com o atendimento diferenciado para portadores de necessidades especiais auditivas. O Celig (Central de Libras) permite com que o deficiente auditivo tenha acesso a todos os serviços oferecidos pela subprefeitura da região.

Um procedimento idealizado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Mobilidade Reduzida.

Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. Ao contrário do que muitos imaginam, a língua através dos sinais não são somente gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação, ela possui estrutura gramatical própria e necessita de estudo para praticá-la.

O programa funciona da seguinte forma: O munícipe se comunica utilizando a linguagem dos sinais pela webcan para um profissional qualificado que fica em uma Central. O intérprete estará na chamada Central de Libras, da Secretaria da Pessoa com Mobilidade Reduzida.

O contato é feito através de microfone e vídeo, entre o cidadão e o funcionário da Subprefeitura responsável pelo atendimento que ocorrerá das 8 horas às 17 horas.

A Prefeitura de São Paulo, tem a intenção de futuramente implantar o Celig em equipamentos públicos como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.
O programa está na Subprefeitura de São Mateus há um mês e meio, no guichê 10, localizado na Praça de Atendimento, Avenida Ragueb Chohfi, 1.400.