Limpeza de bocas de lobo em São Mateus

A Subprefeitura São Mateus realiza constantemente limpeza de bocas de lobo em diversos pontos da região. O objetivo é evitar alagamentos provocados pelas fortes chuvas de verão, auxiliando na drenagem das águas pluviais para a contenção de enchentes.

Os operários fazem a limpeza manual retirando lixo dos bueiros. Muitas vezes eles estão entupidos com folhas secas, terra e muito lixo doméstico. O serviço de limpeza de bocas de lobo é executado diariamente em vários logradouros. Desde o centro de São Mateus até a região do Iguatemi.

De acordo com os trabalhadores “A gente encontra de tudo: garrafas pet, sacos de lixo, copos descartáveis e papel”. Mas não é só isso que impede o escoamento das águas das chuvas para os córregos, em algumas ocasiões já encontraram cães de grande porte, guarda-roupa desmontado e entulho proveniente de construções.

De acordo com o responsável por uma das equipes de limpeza de boca de lobo “o entulho colocado na rua vai direto para o bueiro em dias de chuva”.Esse trabalho é importante na manutenção da cidade, pois garante o funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais.

Mas é necessário que a comunidade colabore não jogando lixo e entulho nas vias e praças públicas, pois além de ajudar a manter a cidade limpa, também evita que esse material seja levado pelas águas das chuvas e acabe comprometendo a vazão das bocas de lobo e galeria.

Caso uma galeria fique entupida os transtornos podem ser ainda maiores, além do problema das inundações será preciso uma intervenção no local com a abertura da rede para o trabalho de limpeza.

O subprefeito de São Mateus diz que “deixar a cidade limpa e tentar evitar a ocorrência de inundação e alagamento através de capinação e roçada do mato em vias, praças públicas e córregos com a limpeza da margem e leito permitem que a vazão da água ocorra sem problema, principalmente em dias de chuva”.

Finalizando seu pensamento diz que todo esse trabalho é obrigação do Poder Público, mas “algumas pessoas ainda insistem em jogar lixo em locais impróprios e varrer a sujeira das calçadas para dentro dos bueiros, o que acaba prejudicando não só quem fez o trabalho sujo, mas todos os moradores da região”.