Subprefeitura coíbe moradias irregulares

em área de preservação permanente

A subprefeitura São Mateus através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) junto a GCM Ambiental (Guarda Civil Metropolitana), realizaram o desfazimento de mais de 4 barracos no dia 30 de junho, na região da chácara dos Fidelis no Jardim Santo André.

Os projetos de imóveis ocupavam área irregular de proteção permanente, que contava até com uma nascente d´agua nos terrenos ocupados.
O local é de área pública e após um sobrevôo de helicóptero, o Subprefeito e os ficais da Subprefeitura constataram a invasão da área irregular.

Os invasores desmatam e cortam árvores centenárias que são protegidas por lei, segundo os funcionários da Subprefeitura, essa área é reincidente, desde 2005 existe o loteamento irregular dessa área de brejo.

Já foram demolidos mais de 15 barracos somente este ano, nessa mesma região, a prefeitura derruba e os invasores reconstroem, às vezes no mesmo dia, em menos de 24 horas, por isso a Subprefeitura faz intervenções para coibir a ocupação desordenada.

Para a ação de desfazimento foi necessário 20 operacionais, 02 vans, 03 caminhões, 02 viaturas, 05 guardas, 03 fiscais, 02 viaturas da prefeitura. Após a ação os 03 caminhões saíram cheios de madeira e entulho usados na construção dos barracos.

No dia seguinte a equipe da prefeitura continuou trabalhando e os agentes fizeram a mesma operação no bairro Nova Vitória, também no Jardim Santo André. No local foram derrubadas 2 casas, uma de madeira e outra de alvenaria, além da intervenção em mais 3 imóveis que estavam sendo construídos.

Para o subprefeito essas ações devem ser repetidas com freqüência, “A sustentabilidade e o meio ambiente estão em evidência, para mim sempre foi motivo de prioridade, continuaremos com a fiscalização e iremos coibir esse tipo de ação aqui no nosso bairro.”