Piscinão na Riacho dos Machados será licitado em abril

Anúncio foi feito pelo prefeito, na inauguração do Piscinão Taboão, na Avenida Aricanduva

 A concorrência pública para a construção de mais um piscinão na área da Subprefeitura São Mateus será realizada no mês que vem. A informação foi dada hoje pelo prefeito Ricardo Nunes, durante a inauguração do reservatório do Córrego Taboão, construído com recursos da Prefeitura de São Paulo e do Governo Federal, na área da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão. Localizado na esquina das avenidas Aricanduva e Mazzaropi, o novo piscinão tem capacidade para armazenar 188 mil m³ de água, que equivalem a mais de 75 piscinas olímpicas. Assim que começar a receber as águas do Córrego Taboão, o novo reservatório irá reduzir as enchentes no Jardim Aricanduva, Jardim Vila Formosa e Parque Maria Luiza.

Sete bombas serão responsáveis pelo esvaziamento do piscinão – cada bomba tem capacidade para retirar 450 litros por segundo – para que o novo equipamento opere com a máxima eficiência possível. Na cerimônia de inauguração, estavam presentes, além do prefeito Ricardo Nunes, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão e o secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

3 canos verdes jorrando água no que parece ser o reservatório.

O reservatório que será construído na Avenida Riacho dos Machados está orçado em R$ 58 milhões e deverá eliminar as enchentes desta via, além de reduzir a carga de água que desce para o rio Aricanduva. O que fica retido no piscinão é liberado aos poucos, depois da chuva.

São Mateus tem hoje seis piscinões: Aricanduva I, II e III, Caguaçu, Limoeiro e Inhumas. Ao todo, esses seis reservatórios têm capacidade de armazenamento de 1 milhão 380 mil metros cúbicos de água. Um metro cúbico equivale a uma caixa d’água de mil litros.

Após a construção desses piscinões, na bacia do Aricanduva, praticamente foram eliminadas as enchentes, que eram comuns no rio e na avenida, a principal ligação de São Mateus com o centro da cidade.

Mais informações sobre os piscinões, neste link .