Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo inaugura nova sede

O prefeito de São Paulo inaugurou na manhã do dia 24 de janeiro, a nova sede administrativa do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), localizado na Estrada Fazenda do Carmo, 350, próximo ao SESC Itaquera. Além do prefeito estiveram presentes os subprefeitos de São Mateus, Itaquera e Cidade Tiradentes, secretários, assessores, membros da equipe que compõe o quadro de colaboradores do parque, conselho gestor, imprensa e comunidade local.

Orçada em aproximadamente R$ 1.800.000,00, a obra do primeiro prédio municipal sustentável não utilizou recursos dos cofres públicos, por se tratar de uma compensação ambiental, resultante da construção da Linha 15 – Prata, do sistema de monotrilho do Metrô. O projeto solicitado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) era de que a nova sede fosse totalmente autossustentável; ela possui 347m2, é um parque protegido por lei federal, possui aproximadamente 500 campos de futebol de Mata Atlântica e é o primeiro do tipo na zona leste de São Paulo.

A energia elétrica é gerada através de placas solares, o excedente é devolvido para a rede de energia; a água das chuvas é captada e armazenada em caixas d´água e até tratamento de esgoto próprio, através da utilização de plantas macrófitas, que possuem a capacidade de retirar da água nutrientes e substâncias tóxicas, dando condições favoráveis para a base alimentar nos ecossistemas.

Situado no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Parque e Fazenda do Carmo, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) compõe a maior mancha de vegetação da Zona Leste do município de São Paulo, em contraposição à densa ocupação urbana que o circunda, representando a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral da capital paulista instituída em meio urbano.

Criado em 12 de junho de 2003, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) está situado no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Parque e Fazenda do Carmo e compõe o maior perímetro de vegetação da Zona Leste. Ele representa a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral da capital paulista instituída em meio urbano, além de fazer parte do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Os Parques Naturais Municipais (PNMs) são Unidades de Conservação (UC) regidas pela Lei Federal 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC).

Essa categoria de Unidade de Conservação busca preservar a natureza e recuperar características dos ecossistemas originais, sendo permitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais. São formados exclusivamente por áreas públicas. O espaço também serve para possibilitar a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Possui cobertura vegetal diversa, formada por matas ciliares, capoeiras, campos, reflorestamento de eucaliptos, brejos e remanescentes de Mata Atlântica, encontrados principalmente nas áreas centrais do Parque. A lista de espécies da flora encontradas no Parque compreende 180 espécies, incluindo desde ervas a árvores. Foram catalogadas 127 espécies animais, dentre as quais predominaram as aves (110). Apesar da necessidade de mais pesquisas para conhecer toda a diversidade de animais existente no PNMFC, a ocorrência de algumas espécies, a exemplo do bicho-preguiça (Bradypus variegatus) e veado (Mazama gouazoubira), são importantes indicadores para uma melhor compreensão da qualidade ambiental do PNMFC.

Mesmo assim, a ação do homem na área é evidente e pode ser detectada diminuição de indivíduos arbóreos, resultado de atividades extrativistas como retirada de madeira e palmito. As áreas mais afetadas são aquelas próximas às vias, caracterizadas pela presença de campos sujos e capoeiras.