Prefeito visita obras na calha do Rio Aricanduva

O Prefeito de São Paulo vistoriou na manhã do dia 08 de janeiro as obras na calha do rio Aricanduva. Essa foi a primeira visita do prefeito a São Mateus em 2009. Ele esteve acompanhado pelo subprefeito de São Mateus, pelo subprefeito de Aricanduva/Formosa, do secretário de infraestrutura urbana, simpatizantes, imprensa local e grande imprensa. Iniciadas em outubro de 2007, o investimento nas obras gira em torno dos R$ 100 milhões.

O objetivo é minimizar os problemas decorrentes das chuvas que comumente prejudicam a vida dos moradores das imediações.O córrego Aricanduva nasce em Mauá e deságua na margem esquerda do rio Tietê, zona Leste de São Paulo. Com cerca de 20 quilômetros, é responsável pela drenagem de uma bacia com 100 quilômetros quadrados, percorrendo diversos bairros, entre eles São Mateus, que abrange uma população de aproximadamente 600 mil habitantes.

Com uma das maiores densidades demográficas de São Paulo, a região do Aricanduva ao longo das últimas duas décadas perdeu mais de 50% das áreas permeáveis, aumentando o volume de água no córrego Aricanduva acima da capacidade, o que provocou episódios de inundações.A canalização é feita ao longo dos quase 4,5 quilômetros de extensão do córrego, trecho entre a rua Amorim Vieira e avenida Ragueb Chohfi. A região sempre sofreu muito com os constantes transbordamentos do córrego.

As obras estão em sua 3ª fase, onde começa a urbanização das margens que deverá ser entregue neste primeiro semestre. O prefeito caminhou por uma parte da pista de caminhada tem piso emborrachado para absorver o impacto das articulações dos praticantes de corrida, caminhada e poderá ser utilizada por praticantes do ciclismo terá 1.800 metros de extensão em cada margem, totalizando 3,6 quilômetros.


O projeto é que ela seja, no futuro, ligada à ciclovia da Radial Leste. O passeio começa após a rua Cristóvão de Oliveira e chegará até o final do parque do Carmo.As outras etapas estão em estágio avançado, com aproximadamente 80% dos serviços concluídos. A previsão é que a obra esteja pronta em dezembro de 2009, com custo total de R$ 132 milhões, valor-base de novembro de 2008. Essa obra não será afetada pelo congelamento de verbas anunciado no começo do mandato.