A praça de atendimento é um serviço público ágil e eficiente que se adequada às necessidades dos munícipes e rompe com a antiga tradição burocrática. Sendo a porta de entrada da Subprefeitura de São Mateus, a praça de atendimento está desde dezembro de 2003 e segue o lema de ampliar seus serviços possibilitando agilidade de resolver as dúvidas dos cidadãos.
A idéia de criar uma praça de atendimento surgiu da Secretaria das Subprefeituras e saiu do papel como o Setor de Coordenação das Praças de Atendimentos com a intenção de padronizar. Antes era conhecido como (NAP) – Núcleo de Atendimento Público, e com pequeno número de pessoas não tinha tanta procura como é hoje, devido não ter os serviços que o munícipe precisava, e quase as maiorias dos serviços prestados eram feitas em outros lugares que fazia o munícipe deslocar-se longe de sua casa.
Os serviços que a Subprefeitura São Mateus presta são: SPTrans, IPTU, CCM (cadastro contribuinte mobiliário), Plano de Parcelamento ou Divida Ativa, SAC, Serviço Social, Informações, Junta Militar, Autuação Interna e Externa, Protocolo, Atendimento Telefônico, 2° via taxa de lixo e em breve está prevista a emissão de carteira de trabalho.
O atendimento pessoalmente ao munícipe na Subprefeitura trará mais credibilidade e conforto pois além de ser fácil acesso o solicitante já saberá de outros serviços que futuramente poderá ser utilizado. Outra forma de serviços poderá ser feita por SAC pela Internet ou por telefone 156.