Realizações da subprefeitura em 2008

 A subprefeitura São Mateus desenvolveu no ano de 2008 trabalhos em diversas áreas em benefício à população. Obras para educação, saúde, habitação, esporte, pavimentação e recapeamento de ruas e avenidas, além de fiscalizações contra propaganda irregular, contra crimes ambientais.  

Na educação diversas escolas, entre CEIs, EMEFs e EMEIs foram reformadas, acabando de vez com as chamadas “escolas de lata” . A EMEF Júlio de Grammont é um exemplo disso. Em julho desse ano sua inauguração contou com a presença do prefeito de São Paulo e comparecimento maciço da população.
 
Outra realização importante foi a construção do CEU Alto Alegre, inaugurado em novembro. Um equipamento que vem para melhorar ainda mais a qualidade de ensino em São Mateus. Mais de 20 escolas estão em obras ou já foram entregues aos munícipes.
 
A saúde também recebe atenção, a AMA do Jardim Santo André foi entregue em 2008, além da reforma de diversos prédios que abrigam as Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre elas: UBS IV Centenário, Jd. Santo André, PSF Conquista II, Boa Esperança, Jd. Carrãozinho e Nove de Julho.Reforma de CDCs, construção de e reforma de campos de rodízio fazem parte das realizações para o esporte e lazer.
 
A reforma do CDC Sabipa de Ouro, no 4º Centenário, é uma delas, assim como a entrega do Campo 1º de Maio, que após uma reforma geral essa antiga reivindicação foi atendida em 2008. O Balneário José Maria Whitaker se transformou no Clube Escola São Mateus, mudança que ocorreu apenas no nome, pois sua estrutura continua garantindo atendimento de qualidade para os munícipes. Jovens, adultos e idosos usufruem do trabalho executado no Clube Escola.
 
Outra grande preocupação da administração é a habitação. O programa de regularização fundiária está a plenos pulmões. Foram entregues unidades habitacionais no São Francisco – Núcleo A e na favela Dois de Maio. Ações como entrega de títulos também foram executadas, como exemplos podemos citar os moradores da Vitotoma Matroroza e do Jardim Vera Cruz, que atualmente possuem os títulos e concessão dos direitos de uso para moradia, além de toda infra-estrutura necessária para se viver com dignidade.
 
Preservação da natureza e meio ambiente são fatores que preocupam o mundo todo. Por se localizar em uma área em que as riquezas naturais são inúmeras, a subprefeitura São Mateus inaugurou seu primeiro Ecoponto, o Cipoaba, localizado às margens do rio Cipoaba, esse equipamento é de suma importância para evitar o despejo irregular de entulho. Uma outra área importante está localizada no Jardim Walquíria, na avenida Tenente Lauro Sodré, lá ocorre uma obra de recuperação de área degradada, um projeto que conta com a parceria da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
 
O Programa Córrego Limpo também está presente em São Mateus e é executado nos córregos Cipoaba e Machados, nesse foi iniciado recentemente as obras de canalização, um sonho de mais de 40 anos que começou a ser realizado e terá toda a infra-estrutura de canalização de esgoto, água e pavimentação.
 
Com mais de 120 praças, manter e preservar são desafios constantes e geram uma demanda muito grande. Diversas praças foram reformadas, entre elas a praça Frei Tito recebeu novo piso, brinquedos e paisagismo.