Parque da Integração Zilda Arns é inaugurado

O  Parque da  Integração Zilda  Arns, construído  junto  à  tubulação  da  Sabesp   foi oficialmente inaugurado  no sábado, 16  de janeiro  em uma grande festa e reuniu o  governador  de São Paulo,  o prefeito        da cidade, diversos  subprefeitos, entre     eles o de São Mateus,  secretários,  vereadores, deputados,  senadores,  imprensa  e comunidade em geral.

O investimento de R$ 22 milhões é resultado de uma parceria entre Sabesp e Prefeitura de São Paulo, os 7,5 quilômetros de extensão em uma área de 224 mil metros quadrados, fazem desse parque um dos maiores do mundo.

O parque oferece esporte, lazer, cultura, facilita o deslocamento entre as regiões de Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus além de preservar a adutora e garantir às comunidades vizinhas maior conforto e segurança .

Mais de 300 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com: pista de caminhada, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias, bicicletários, quadras poliesportivas, de bocha e malha, mesas de dama e xadrez, parquinhos, campos de futebol, pista para skate, postos para Polícia Militar, praças e espaço para eventos.

A implantação era uma antiga reivindicação da comunidade que com a duplicação da adutora Rio Claro pedia a urbanização da área. Segundo o prefeito, a cidade ganhou um presente de aniversário antecipado.
 
"Este belo parque está inserido no nosso programa 100 Parques para São Paulo. Ele tem uma característica extraordinária: são 7,5 km de extensão, fazendo dele um dos maiores parques lineares do mundo", explicou.

Durante a festividade os presentes puderam apreciar exposição do antes e depois do Parque; equipe de caminhada do CEU Sapopemba; grupo de Escoteiros; equipe de futebol mirim; banda da Polícia Militar; Clubinho da Sabesp, com distribuição de bexigas, pintura facial, escultura de bexigas, distribuição de água; grupo de capoeira; distribuição de mudas de árvores; visita à horta; passeio de ciclistas; apresentação de Escola de Samba; entre outras atividades.

Parque da Integração Zilda Arns é uma homenagem justa a alguém que dedicou sua vida ao bem estar das crianças, que lutou para reduzir a mortalidade infantil e que faleceu no fatídico terremoto que abalou o Haiti no mês de janeiro.

"Batizamos esse parque com o nome da Zilda Arns, uma grande médica, uma militante cristã, que fez mais do que ninguém pelas crianças do nosso País através da Pastoral da Criança. Portanto, é uma homenagem a alguém que ligou sua vida à vida da criança no nosso país e a gente sabe também que esse parque será desfrutado sobretudo pelas crianças", disse o governador .

Após a inauguração o subprefeito de São Mateus juntamente com o subprefeito de Vila Prudente, acompanhado pelo Secretário do Verde e Meio Ambiente,  plantou uma muda de árvore “se cada um fizer a sua parte poderemos fazer do planeta um lugar ainda mais agradável para se viver e em harmonia com a natureza” afirma.