Rio Aricanduva passa por limpeza

A Subprefeitura São Mateus iniciou os trabalhos de limpeza manual do córrego Aricanduva. Desde a semana do dia 11, mais de 40 homens fazem o serviço braçal.

A limpeza começou na avenida Ragueb Chohfi e se estenderá até a rua Arraias do Araguaia. Além de prevenir enchentes e alagamentos, a operação foi realizada para impedir o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue e a contaminação da leptospirose.

Ações como essa são realizadas durante todo o ano nos diversos córregos da região e segue um cronograma, mas atendendo a uma solicitação do secretário das subprefeituras, a programação no Aricanduva foi antecipada.

Para o trabalho ser realizado, 4 equipes de limpeza, cada uma com 10 homens, mais de 100 ferramentas braçais, rastelos, foices, enxadas e picaretas são utilizados. Além disso, um caminhão e uma van são empregados para levar os homens até o local.

Alguns homens chegam a entrar em contato direto com a água do córrego e  para não sofrerem nenhuma contaminação usam uma vestimenta chamada “Bota de Virilha”; feita de borracha bem grossa que cobre toda a perna e os protege das bactérias que podem existir no rio.

Os trabalhadores executam o corte do mato e retiram todo lixo encontrado nas margens e no leito do córrego. Garrafas pet, material reciclável e carcaça de animais são comumente encontradas e retiradas. Todo o material recolhido vai para as caçambas dos caminhões e levado a um aterro sanitário.