Subprefeito participa de reunião com Instituto Esperança

O subprefeito de São Mateus foi convidado a participar de uma reunião com o presidente da ONG Instituto Esperança, o médico Dr. Carlos Roberto Soler. Participaram da reunião o presidente do Conseg São Mateus, representante da Sabesp, imprensa local e comunidade.

O objetivo da reunião foi apresentar ao subprefeito o Projeto Ação de Cidadania, uma ação que visa a regularização e transferência do Título de Eleitor através da conscientização dos munícipes para a importância do voto e sua força.O voto garante a cidadania e crescimento da democracia.

A cidadania está ligada ao cidadão, ser cidadão é o exercício de direitos, pensar em benefício da coletividade, é participar da vida da cidade, cobrar das autoridades, denunciar, saber o que está sendo feito é votar com consciência.

Democracia é uma doutrina política ou forma de governo baseada na soberania do cidadão, na expressão das diferentes opiniões. A origem da palavra vem do Grego -Demo= povo e kracia= governo. Atualmente a democracia exercida em quase todos os países é a participativa, governo do povo e para o povo e pode ser vista de duas formas: a direta e indireta.Na democracia direta o povo participa das decisões através de plebiscitos e referendos para decidir o futuro da cidade, estado ou país, não existe representantes (deputados, senadores, vereadores); essa forma não é muito comum atualmente.

Já, na democracia indireta, ou representativa, o povo também participa elegendo seus representantes.É o que acontece no Brasil. Os representantes são eleitos nas eleições, mas isso não significa que no país exista a plena Democracia. Para isso acontecer é preciso saber o valor do voto, forma legal de escolher os representantes políticos. O alistamento eleitoral é condição indispensável ao exercício da cidadania, pois através dele, o eleitor torna-se cidadão.Ao votar delega-se funções a outras pessoas.

É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo, aqueles que administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república. Por isso é muito importante o título de eleitor, pois só com ele é possível ter força política frente aos diversos candidatos.

Ao escolher um determinado candidato e dar um voto (de confiança) a ele, o eleitor/cidadão tem o direito de ir ao encontro dele e cobrar os juramentos de campanha. Foi pensando em facilitar o acesso ao título de eleitor que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Título Net, um serviço disponível na Internet em que é possível obter o título de eleitor pela 1ª vez e fazer transferência de domicílio eleitoral. Mas isso não exclui a ida ao cartório, após fazer a inscrição online é preciso imprimir o protocolo e levar ao cartório eleitoral.

O link para mais informações é: http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm 

O título de eleitor habilita o cidadão a participar da vida política de sua comunidade, ele é exigido em várias ocasiões, como no momento de uma contratação; após cada eleição, para comprovar a quitação eleitoral; para tirar ou renovar o passaporte; para tirar CPF e recadastramento de contribuintes isentos (pela Internet); para matrícula em colégios e faculdades; para inscrição em concurso público e, ocorrendo aprovação no mesmo, para posse no cargo.

Quem não tem o ainda não transferiu seu titulo para o local onde mora atualmente, não deixe essa chance passar, faça seu título e desfrute de todas vantagens de ser cidadão e ajudar a construir uma sociedade democrática de verdade.