Ecoponto Cipoaba será inaugurado

O Ecoponto Cipoaba, localizado em São Mateus, será inaugurado nesse domingo, 09 de novembro. Situado na avenida Rodolfo Pirani com a rua Padre Luis de Siqueira, no distrito de São Rafael, sua inauguração está na programação das comemorações do aniversário do Rio Cipoaba.

O início da festividade está previsto para 10h30 da manhã e a inauguração do Ecoponto para 12h30.As Estações de Entrega Voluntária de Inservíveis (Ecopontos) são locais específicos destinados à população para que seja feito, gratuitamente, o descarte de resíduos de construção, móveis velhos, recicláveis, assim como podas de árvores, mas é preciso ficar atento, pois existe uma quantidade limite que é de 1 metro cúbico, o que equivale a uma caixa d´água de mil litros ou 25% de uma caçamba metálica.

O subprefeito que administra São Mateus desde 2005 diz que “é muito importante que existam equipamentos públicos como esse, pois só assim conseguiremos minimizar os problemas causados pelo depósito indiscriminado de entulho, seja em vias públicas ou dentro dos córregos da região”.

O objetivo principal é reduzir o descarte irregular desse material, o que degrada as vias públicas, córregos, áreas municipais e terrenos, transformando-os em pontos viciados de depósito de entulho. O material de origem mineral (restos de contrução) é encaminhado para o aterro de inertes, ele é reciclado e utilizado na pavimentação de ruas.

Os resíduos reaproveitáveis são levados às Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva para comercialização e o que não dá para reaproveitar é levado para os aterros sanitários.

São proibidos o depósito de lixo orgânico domiciliar, resíduos de serviços de saúde e lixo industrial. Para depósitos de entulho acima do limite de 1 metro cúbico por dia, o munícipe deverá se valer de uma empresa de caçambas para destinar corretamente seus resíduos, mas deve-se tomar cuidado ao contratar a empresa. Exija uma via do Controle de Transportes de Resíduos (CTR) reconhecida pelo órgão competente e com destinação adequada.

Caso a empresa não seja idônea, o risco dos resíduos pararem em vias públicas é grande e podem causar transtornos. Em São Mateus são organizadas diversas fiscalizações com o objetivo de coibir o descarte irregular de entulho.

De acordo com dados da Secretaria de Municipal de Serviços (SMS) até setembro de 2008 foram mais de 5 mil metros cúbicos recolhidos, mais que o triplo da média de 2007, que foi em torno de 1.500 metros cúbicos. Para obter a relação completa dos Ecopontos em operação, e saber quais empresas estão aptas a realizar o recolhimento do entulho de maneira correta, basta entrar no site do Limpurb (www.limpurb.sp.gov.br).