Piscinões de São Mateus limpos e prontos para as chuvas de verão

A subprefeitura de São Mateus é responsável por seis piscinões, o Aricanduva I, Aricanduva II, Aricanduva III, Caaguaçu, Limoeiro e Inhumas. Tal quantidade de piscinões está no fato de que sua rede hídrica é muito rica, com várias nascentes, entre elas a nascente do rio Aricanduva, afluente do rio Tietê.

Os piscinões são instrumentos que fazem parte de um processo de prevenção contra as enchentes, auxiliando os rios e córregos em sua vazão. Em atenção ao início da temporada de chuvas, a subprefeitura de São Mateus faz a limpeza constante dos seus reservatórios.
 
Com capacidade de armazenamento de 310 mil metros cúbicos, o piscinão Caaguaçu  é o que acumula mais detritos e recebe atenção especial das equipes de limpeza. Mais de 30 pessoas estão envolvidas no processo de limpeza, além de máquinas que fazem o desassoreamento e caminhões que levam a sujeira para o aterro.
 
Em média, os caminhões retiram do Caaguaçu cerca de 575 toneladas de sujeira por dia. Atualmente ele está com 80% de sua capacidade livre. Para que os detritos sejam levados ao aterro são utilizados até 20 caminhões. Além disso, imediatamente após as chuvas é feita a limpeza dos paliteiros que fazem a contenção do lixo que vem com as águas.
 
Outros serviços executados são: poda do mato e desinfecção do local que auxilia no controle de doenças infectocontagiosas e o mato serve a conservação do solo dos piscinões.
 
Para que eles funcionem adequadamente e consigam garantir a contenção das enchentes, o desassoreamento é importante. Segundo o subprefeito de São Mateus “nesses quatro anos, o trabalho para mantê-los limpos foi intenso, a situação não era muito boa, mas atualmente todos estão preparados para acumular água sem risco de vazamento, faz tempo que não atendemos ocorrência de enchentes em São Mateus”.
 
Abaixo é possível acompanhar a situação de cada um:
 
Piscinão Aricanduva I - localizado entre as estradas do Iguatemi, da Vovó Carolina e a rua Nascer do Sol atende uma população de 80 mil habitantes, tem capacidade de reserva de 200 mil metros cúbicos e está com 97% de sua capacidade livre.
 
Piscinão Aricanduva II - localizado entre a avenida Ragueb Chohfi, rua Tamandiba e o córrego Aricanduva, beneficia 25 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 150 mil metros cúbicos e está com 97% de sua capacidade livre.
 
Piscinão Aricanduva III - instalado entre o final da avenida Aricanduva e a avenida Ragueb Chohfi, até as proximidades do cruzamento com a estrada Fazenda do Carmo, beneficia 100 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 320 mil metros cúbicos e está com 97% de sua capacidade livre.
 
Piscinão Caaguaçu - situado entre a avenida Ragueb Chohfi e as ruas do Triunfo e das Estrelas, beneficia 250 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 310 mil metros cúbicos e está com 80% de sua capacidade livre.
 
Piscinão Limoeiro - instalado entre a avenida Ragueb Chohfi e a estrada Minas do Rio Verde, beneficia 250 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 300 mil metros cúbicos e está com 97% de sua capacidade livre.
 
Piscinão Inhumas - localizado entre a rua Central de Santa Helena e a avenida Rio das Pedras,  beneficia 40 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 100 mil metros cúbicos e está com 99% de sua capacidade livre. É o único de concreto.
 
Além dos piscinões para conter as enchentes existe a idéia de recuperar a permeabilidade do solo em áreas de várzea de córregos onde há maior incidência de inundações, de forma que as áreas verdes sejam capazes de conter as águas pluviais.
 
Mas fica o alerta para a população de não jogarem nenhum tipo de lixo ou entulho nos córregos, pois essa sujeira é a principal responsável por enchentes e inundações.