Subprefeitura realiza obra de contenção no Caaguaçu

feita com pneus velhos beneficia o meio ambiente

A subprefeitura São Mateus, através da Coordenadoria de Obras, iniciou no mês de junho uma obra para conter o deslizamento da margem do córrego Caaguaçu na região da rua Jaçanã Altair, no jardim Santo André.

O problema começou com as chuvas de verão, a força da água foi retirando a terra da margem e provocou o escorregamento da encosta. Preocupados com sua evolução, os moradores entraram em contato com a subprefeitura São Mateus que elaborou um projeto para a execução da obra.

A previsão é que a ação dure aproximadamente 3 meses, a partir do início, mas o que chama a atenção é o material utilizado para a construção do muro de contenção... pneus velhos.

A utilização deles permite que o custo da obra diminua bastante, pois eles são retirados dos piscinões e levados para um local apropriado no setor de obras da subprefeitura.

Além disso, eles têm longa duração, já que o processo de decomposição na natureza é indeterminado. Esse é o principal motivo da utilização de pneus: duram por muito tempo, preservam a natureza e quando deixados sem cobertura transformam-se em criadouros para o mosquito da dengue.

De acordo com Valdir, encarregado pela obra, a equipe constrói um trecho do muro por dia: “para construírmos um pedaço com aproximadamente 5 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura nós utilizamos uma média de 250 pneus, ao final da obra o muro terá quase 60 metros de comprimento”.

Para que o trabalho seja executado, a rua Jaçanã Altair está parcialmente interditada e se tudo ocorrer dentro do previsto em mais dois meses esse trecho estará concluído. De acordo com o subprefeito, o leito do rio também receberá melhorias “iremos fazer com que o rio fique sem as curvas, pois foi exatamente nos trechos sinuosos que ocorreram os problemas”.