Prefeito vistoria limpeza do Aricanduva

que faz parte da Operação Chuvas de Verão

O prefeito de São Paulo vistoriou na manhã do dia 28 de dezembro o trabalho de limpeza e desassoreamento do rio Aricanduva, na avenida Aricanduva. A ação de limpeza faz parte da Operação Chuvas de Verão, plano coordenado pela Defesa Civil para os meses de novembro a abril e que tem como objetivo realizar medidas preventivas contra enchentes.

Estiveram presentes à vistoria o secretário de Coordenação das Subprefeituras, o subprefeito de São Mateus, chefe de gabinete, coordenador de obras, imprensa e populares.

O ponto de encontro foi na avenida Aricanduva com a rua Cristóvão de Oliveira, em uma tenda montada especialmente para a realização do evento. "Estes serviços fazem parte do nosso programa de manutenção permanente do Aricanduva. Temos retirado diariamente quantidades grandes de detritos, o que tem contribuído decisivamente para que a avenida Aricanduva não fique alagada. A Prefeitura tem se esforçado cada vez mais para preparar a cidade para os períodos de chuvas por meio de novos investimentos, capacitação dos funcionários, construção de novos piscinões e programas de manutenção", disse o prefeito.

O desassoreamento do córrego Aricanduva é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado. Coube ao DAEE emprestar o maquinário e à subprefeitura São Mateus executar o serviço. Já foram retirados aproximadamente 43 mil toneladas de detritos do leito do rio.

Poda da vegetação da margem, limpeza e manutenção do sistema de microdrenagem (bueiros e ramais) e dos seis piscinões de São Mateus (remoção de material inerte e desinfecção do local, serviço que auxilia no controle de doenças infecto-contagiosas) fazem parte da Operação Chuvas de Verão.

A Operação Chuvas de Verão é um esforço de várias secretarias e órgãos ligados à Prefeitura com o objetivo de minimizar os estragos provocados pelas fortes chuvas. Além das ações emergenciais, a operação também estabelece medidas preventivas para a população, como a orientação prévia das comunidades sobre os procedimentos que devem ser tomados em caso de risco de enchente.