Sehab inicia cadastramento no Parque das Flores

para acelerar o processo de urbanização

A Secretaria de Habitação (Sehab) do Município de São Paulo, com apoio da subprefeitura São Mateus e Defesa Civil iniciou na semana do dia 8 de novembro os trabalhos de cadastramento das moradias e das famílias que deverão ser removidas do Parque das Flores para a implantação do Parque Linear, obras de contenção e melhorias do bairro.

No final de 2009, um deslizamento de terra levou o bairro ao caos. Casas destruídas, famílias desabrigadas e óbito de três pessoas. Diante dessa situação, técnicos do Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) iniciaram estudos minuciosos da área, que devido a sua topografia facilita a ocorrência de deslizamento e escorregamento de encostas. O objetivo foi levantar os pontos mais frágeis e mais propensos à acidentes naturais.

Todos os órgãos envolvidos: Subprefeitura São Mateus, Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA); Resolo – responsável pela regularização do solo; Cohab; Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras), Dersa e Sempla (Secretaria de Planejamento) desenvolveram sucessivas reunões com o objetivo de acelerar o processo de urbanização.

Para isso, agentes vistores da subprefeitura São Mateus e Defesa Civil trabalharam arduamente para interditar as casas em risco. Cerca de 380 moradias foram interditadas e as famílias que estão nas áreas de maior risco já começaram a ser cadastradas para programas habitacionais e sociais.

A COHAB está mantendo um plantão na rua dos Cravos esquina com a rua das Rosas, (na igreja Batista), para os esclarecimentos necessários.