Piscinões de São Mateus são monitorados para as chuvas de verão

trabalho de limpeza é constante

A subprefeitura São Mateus é responsável por seis piscinões: Aricanduva I, Aricanduva II, Aricanduva III, Caaguaçu, Limoeiro e Inhumas. Esses reservatórios são importantes na época das chuvas pois eles armazenam a água dos rios e córregos e fazem o escoamento gradativo, de acordo com a vazão dos rios.

A limpeza e manutenção desses equipamentos, desassoreamento, limpeza de paliteiros, corte de mato, desinfecção do local que auxilia no controle de doenças infectocontagiosas e retirada do lixo - garrafas pet, pneus e entulho - são as principais ações para que os piscinões fiquem limpos e aptos para receber a grande demanda na época das chuvas.

Tal quantidade de piscinões está no fato de que sua rede hídrica de São Mateus é muito rica, com várias nascentes, entre elas a nascente do rio Aricanduva, afluente do rio Tietê.

Os piscinões são instrumentos que fazem parte de um processo de prevenção contra as enchentes, auxiliando os rios e córregos em sua vazão. Em atenção ao início da temporada de chuvas, a subprefeitura de São Mateus faz a limpeza constante dos seus reservatórios.

Desde o começo de 2010 todos os equipamentos de São Mateus são monitorados quinzenalmente. Registros são feitos por fotografia e inseridas em um documento. Recentemente o subprefeito, o chefe de gabinete e o coordenador de obras fizeram um sobrevôo de helicóptero para vistoriarem os seis piscinões e terem uma visão diferenciada da situação.

A vistoria também foi registrada através de fotografias que serão inseridas no processo de monitoramento. Do alto foi possível observar que os piscinões estão em boas condições de manutenção e estão aptos para o inicio das chuvas.

Segundo o subprefeito de São Mateus "o trabalho para mantê-los limpos é intenso e todos estão sendo preparados para acumular água nos limites de sua capacidade". 

Abaixo é possível acompanhar a situação de cada um: 

Piscinão Aricanduva I - localizado entre as estradas do Iguatemi, da Vovó Carolina e a rua Nascer do Sol atende uma população de 80 mil habitantes, tem capacidade de reserva de 200 mil metros cúbicos. 

Piscinão Aricanduva II - localizado entre a avenida Ragueb Chohfi, rua Tamandiba e o córrego Aricanduva, beneficia 25 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 150 mil metros cúbicos. 

Piscinão Aricanduva III - instalado entre o final da avenida Aricanduva e a avenida Ragueb Chohfi, até as proximidades do cruzamento com a estrada Fazenda do Carmo, beneficia 100 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 320 mil metros cúbicos. 

Piscinão Caaguaçu - situado entre a avenida Ragueb Chohfi e as ruas do Triunfo e das Estrelas, beneficia 250 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 310 mil metros cúbicos. 

Piscinão Limoeiro - instalado entre a avenida Ragueb Chohfi e a estrada Minas do Rio Verde, beneficia 250 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 300 mil metros cúbicos. 

Piscinão Inhumas - localizado entre a rua Central de Santa Helena e a avenida Rio das Pedras, beneficia 40 mil pessoas, tem capacidade de reserva de 100 mil metros cúbicos.

Além dos piscinões para conter as enchentes existe a idéia de recuperar a permeabilidade do solo em áreas de várzea de córregos onde há maior incidência de inundações, de forma que as áreas verdes sejam capazes de conter as águas pluviais.

Mas fica o alerta para a população de não jogarem nenhum tipo de lixo ou entulho nos córregos, pois essa sujeira é a principal responsável por enchentes e inundações.

Um dos principais afluentes do rio Tietê, o Aricanduva nasce próximo ao Morro do Cruzeiro - segundo ponto mais alto da cidade de São Paulo com 998 metros de altitude, perde apenas para o Pico do Jaraguá; em seu percurso corta vários bairros da Zona Leste.

É possível observar água brotando do solo em locais muito próximos do centro de São Mateus e nos morros, como é o caso do Parque das Flores.

Em época de chuva ele é responsável por uma parcela considerável do volume de água, pois sua bacia é formada pelos córregos Caaguaçu, dos Cochos, Limoeiro, Mombaça e Palanque. É exatamente com o objetivo de conter as enchentes que os piscinões foram construídos.

Cerca de 745 mil pessoas são beneficiadas com os piscinões de São Mateus, sem contar com aqueles que utilizam a região como passagem (o que atinge mais de um milhão de pessoas).

Apenas o piscinão Inhumas é de concreto, todos os outros são naturais, ou seja, utilizam da drenagem natural e por isso estão com mato, o que não significa que estão sujos, pelo contrário, a manutenção do mato é feita através de poda, mas é preciso conscientizar a população que não joguem nenhum tipo de lixo ou entulho nos córregos e rios da região.