Parques lineares são pauta de reunião do Conremad

conselho do meio ambiente recebe informações em primeira mão

Em mais uma reunião do Conremad (Conselho do Meio Ambiente) de São Mateus, realizada na sede da subprefeitura, a Secretaria do Verde apresentou diversos projetos de Parques Lineares para a região.

A apresentação foi feita por Edmilson,do Depave 1 (Departamento de Parques e Áreas Verdes) que é o arquiteto responsável pela coordenação de projetos deste porte na Zona Leste. Alguns parques ainda são projetos e outros já possuem aprovação e data para suas obras.

São Mateus é uma das regiões com mais nascentes da Zona Leste, a  criação destes parques tem como objetivo a preservação das matas e cursos d´águ, já que serão construídos em microbacias de alguns córregos.

O Parque Nascente do Aricanduva tem sua margem esquerda em São Mateus. Será necessário fazer desapropriações devido a existência de ocupações irregulares que estão contaminando o córrego.O projeto está concluído. O parque contará com proteção e segurança com atividades para a população.

Assim como o Parque Nascente do Aricanduva, o Parque Limoeiro também está em fase de desapropriação e a 1ª fase do projeto pode ser implantado em 6 meses. Ainda está em fase de projeto.

“Um dos maiores parques em implantação que a Zona Leste já viu”, foi assim que o Arquiteto Edmilson se referiu ao Parque Linear Cipoaba. O projeto está concluído e a obra poderá começar no próximo ano.

A região do antigo Aterro Sapopemba também pode se tornar um Parque Linear com Núcleo de atividades, pista de bicicross, campo de areia, pista de skate e 4 acessos de grande facilidade para os moradores.

O Parque Nebulosas será feito com crédito de carbono para ajudar na preservação do meio ambiente. A nascente é dentro do parque e o projeto está pronto e concluído. Será mantido o campo, um circuito de equilíbrio para a terceira idade e passarela de madeira plástica ecológica.