São Mateus tem nova turma de zeladores de praça

mais atenção às áreas verdes

A Subprefeitura de São Mateus conta com a 4ª turma de zeladores de praça formada. O objetivo é capacitar desempregados a cuidar do “verde” e alertar aos moradores da conscientização sobre o meio ambiente.

Os zeladores passaram por um curso de capacitação de 30 dias, no Parque do Carmo, e contou com a parceira da Secretaria do Verde.

Após o término foi assinado um contrato de 2 anos que permite aos zeladores o direito de um salário mínimo, vale transporte e vale refeição. Em troca, a turma formada pela Subprefeitura São Mateus torna-se responsável pela limpeza e manutenção diária da vegetação, árvores e pequenos reparos nas praças.

A idéia é uma parceira entre as Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. O projeto está em vigor na Subprefeitura de São Mateus há 3 anos, trazendo para os moradores da região uma conscientização coletiva sobre os cuidados com a natureza.

Os zeladores de praça nasceram de um projeto chamado “Operação Trabalho” que surgiu após uma pesquisa feita pela Prefeitura que identificou a urgência de aproximar os paulistanos dos cuidados com áreas públicas. Evitando os maus tratos e atos de vandalismo que denigrem a imagem do paulistano e torna o local afetado menos proveitoso.