Importante obra no Parque São Rafael em fase de conclusão

Os moradores da região do Parque São Rafael, região da Quaresma Delgado e Álvaro do Prado, estão com os dias contados para ver chegar o fim de um drama.

A ponte da rua Inácio da Mota Portela cedeu no começo de 2009 devido às fortes chuvas e provocou grande preocupação nos moradores, engenheiros da subprefeitura e até mesmo no subprefeito de São Mateus que vistoriou o problema no começo do ano e solicitou junto à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) uma obra emergencial de grande vulto para o local.

O Córrego Cipoaba, que está inserido no Programa Córrego Limpo, parceria entre Sabesp e Prefeitura, em breve estará totalmente despoluído e será contemplado com um Parque Linear, sofre constantemente com agressões provocadas pela ação humana. Foram esses crimes que provocaram o entupimento das antigas manilhas.

Segundo informações do engenheiro responsável da subprefeitura “com o entupimento provocado pelo lixo e entulho, a água do córrego começou a passar por cima da rua, causando todo o problema”.Em vistoria realizada no dia 9 de março, a situação do local era lamentável. A calçada foi engolida pela terra, a tubulação ficou exposta e o risco de novos deslizamentos era iminente.

Foi montado processo e enviado à Siurb em caráter de emergência. Atualmente, mês de julho, as obras estão em fase de conclusão. No dia 21 de julho, o subprefeito visitou a rua e ficou satisfeito com o que viu.

Muro de contenção dos dois lados do córrego, guias, sarjetas e bocas de lobo já foram concluídos, restando apenas o asfaltamento e a implantação do paisagismo – colocação de grama e plantio de árvores.

Miguel Arcanjo, 60 anos, aposentado, residente à rua Álvaro do Prado há 40 anos conta que antes das obras era muito complicado “o lixo e o entulho que entupia a tubulação e a força da água fez com que se iniciasse o processo.

As manilhas não agüentaram e arrebentaram, afundando a rua”. Seu Miguel fala com entusiasmo ao ver mais essa realização da Prefeitura “sou aposentado e fiscalizei tudo. Não faltou material, o pessoal é muito educado, a obra está muito boa e o trabalho bem feito; até conversei com o subprefeito para melhorar nossa praça”.

A praça que seu Miguel se refere, ainda sem nome, é uma das diversas que foram contempladas pelo programa Zeladoria de Praças.O subprefeito  informa aos munícipes que “não medimos esforços para melhorar a condição de vida dos cidadãos de São Mateus.

Atuamos em várias frentes: obras, fiscalização, meio ambiente, lazer, estamos sempre disponíveis para ouvir às reivindicações dos munícipes”.