Arte em grafite na praça Edgar Carioca

O programa Zeladoria de Praças, um projeto da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pioneiro em São Mateus, tem como objetivo dar manutenção às praças, gerar recursos e trabalho para pessoas desempregadas e com renda mínima. Desde o início do programa, diversas praças estão mais bonitas e bem mais cuidadas, entre elas a Praça Edgar Carioca, da rua Plutão, no Parque Santa Bárbara. 
 
A praça foi escolhida para servir de modelo de um projeto que tem a pretensão de levar arte e beleza através do grafite. A pintura da guias e pequenos reparos e serviços de pedreiro fazem parte do trabalho de zeladoria. A praça está sob responsabilidade de duas pessoas, Áureo e  Benigres. O primeiro é o encarregado e o segundo é o zelador.

Segundo Áureo, “o trabalho do grafite não faz parte do projeto, foi uma idéia que tive ao observar o túnel. Conversei com o Cristiano, grafiteiro responsável pela nova imagem da praça e ele fez o serviço totalmente voluntário. Gostaria de ver o grafite em todas as outras praças de São Mateus”, finaliza.

“Seu Benigres”, um senhor negro, magro, cheio de ginga e muita simpatia é o responsável pela manutenção e vigília à praça. Ele faz os serviços de varrição, cuida da vegetação, faz pequenos reparos como pintura e além disso ainda consegue tempo para ficar de olho nas crianças que brincam nos brinquedos da praça (balança, gangorra, escorrega e túnel).

“É um trabalho muito bom, está sendo uma experiência ótima e o contato com os moradores também é muito bom, pois eles ajudam a manter a praça em ordem. O Seu Ferreira, o Douglas, o Willian, o Joaquim, Pita e até o pessoal da borracharia dão uma força”, explica o zelador.

Os moradores também são unânimes em dizer que a praça melhorou  muito. O morador, Manoel Sanches, não poupa elogios “Minha praça está 1000%, gostaria de aproveitar essa oportunidade e agradecer a subprefeitura. Hoje a praça está bem cuidada, pintada, grama aparada. Antes tinha muito problema de vandalismo”.

Outro morador satisfeito é Raimundo Ramos “o trabalho é muito bom e o mais legal é que evita bagunça. Antigamente era muita droga e muita bagunça”.

As melhorias podem ser vistas através da presença das crianças na praça. Paulo Ricardo Agripe, 6 anos, e seu irmão Pedro Henrique, 3 anos, se divertem nos brinquedos e ao ser perguntado sobre o equipamento sem pensar ele responde:

- Aqui é muito legal, brinco todo dia, ela é muito bonita porque tem brinquedos, árvores e sombra.

Ao todo vinte e uma praças de São Mateus foram benecifiadas: Pça. Cataguarino; Pça. da Vitória; Pça. do Costinha; Pça. Edgar Carioca de Araújo; Pça. Felisberto Fernandes da Silva; Pça. Ferrusio Tolesi; Pça. General Manoel Rabelo; Pça. José Soares de Almeida Jr.; Pça. José Virgilio Nogueira Versoni; Pça. Maria Reis Costa; Pça. Osvaldo Luiz da Silveira; Pça. Piques; Pça. Sagração da Primavera; Pça. São Carlos e mais sete praças, ainda sem nome.