Ecourbis e as compensações ambientais da CTL Leste

A Ecourbis Ambiental apresentou, na manhã do dia 21 de maio, quinta-feira, ao subprefeito de São Mateus, estudos preliminares sobres as compensações ambientais da Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL).

A CTL será o novo aterro da empresa em São Mateus, na mesma região do aterro São João que está para encerrar suas atividades.

Esses estudos fazem parte de um projeto muito maior e que vai trazer benefícios à população de São Mateus, basta que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) analise os documentos para que as obras iniciem.

Na ocasião, estiveram presentes junto ao subprefeito de São Mateus, que em nome da SVMA recebeu os estudos, os membros da Ecourbis: Ricardo Acar, presidente; Nelson Domingues, diretor; Leonardo Marques Tavares, superintendente; Juliana Maldonado, engenheira; Ana Claudia Fasterra, arquiteta, Luis Sérgio Kaimoto e Zulmara Salvador, consultores; além de André Graziano, Secretaria Municipal das Subprefeituras, Vandineide Cardoso, bióloga da Assessoria Técnica em Gestão Ambiental da subprefeitura São Mateus, Genival Morais de Farias e Douglas Alves Mendes representaram o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de São Mateus.

Durante a abertura da reunião, o subprefeito deixou bem claro a importância que esses estudos e conseqüentemente a implantação dos projetos têm para São Mateus. “Quando eu assumi a administração tudo isso era um sonho, hoje eu vejo que está próximo de se realizar, graças ao empenho de todos, em especial do nosso Conselho de Meio Ambiente, sempre voltado aos interesses locais principalmente na luta para que a verba dos créditos de carbono fique aqui em São Mateus”, diz.

O presidente da Ecourbis explana que “o que dependia de nós está em dia. Temos carinho e dedicação especial por São Mateus, pois criamos um vínculo muito forte com a subprefeitura e com a comunidade.

É um orgulho muito grande que as compensações fiquem aqui em São Mateus, espero que as obras comecem logo”, finaliza.Os estudos apresentam diversos projetos de compensação, são eles:-  Parque Natural Florestal, no entorno do CTL;- Projeto de 5 Equipamentos de Uso Público, em áreas a serem definidas;
 - Parque Natural, também a definir; Áreas verdes internas à CTL, implantar cinturão verde, recuperar áreas de remanescentes, recuperar área de compensação futura, assim como fazer o levantamento ambiental das áreas e o projeto básico de recuperação florestal;

- Centro de Referência Ambiental (Morro do Cruzeiro), a Ecourbis já iniciou pesquisa para adquirir uma chácara no Morro do Cruzeiro que deverá ser transferida à SVMA, para promover a recuperação de uma área já edificada, preservar áreas de mata e transformá-la no Centro de Referência Ambiental; - Parque Sapopemba, será implantado Equipamento Público no Aterro Sapopemba, já foram realizados estudos para verificar se há riscos à saúde humana os resultados foram negativos, o que possibilita a implantação do Parque Sapopemba e terá pista de Cooper, equipamentos de ginástica, campo de futebol, quadras, campo de bocha, parquinhos e quadra de futebol society.

Para que as obras sejam iniciadas a SVMA deverá apreciar os estudos apresentados e dar o aval positivo. Após a liberação da Secretaria do Verde, a expectativa é que em, no máximo, seis meses, a primeira obra, o Parque Sapopemba esteja concluído.