Plantar árvore na calçada exige atenção para o que pode ocorrer no futuro

Normas da Prefeitura dão segurança para quem deseja plantar na frente de casa

Cuidado ao plantar uma muda de árvore na calçada. É necessário verificar se o espaço e a espécie são adequados para o local. Enquanto é apenas uma muda, não cria problemas.

Mas, com o tempo, pode representar perigo de queda, rachaduras e problemas na rede elétrica. É o caso dessa espécie aí, um ficus, na Travessa Valsa dos Namorados, Jardim da Conquista. A árvore cresceu tanto, que ocupa toda a faixa estreita da calçada, estourou o cimento, encostou na laje da garagem. 

As escoras colocadas para ajudar a segurar a copa são inadequadas, diante de um vento forte. A remoção,  autorizada oficialmente, após avaliação da Defesa Civil e de um agrônomo, foi necessária para evitar riscos mais graves. Exigiu a presença de uma equipe da concessionária de energia elétrica, para desligar a rede na rua, outra da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para fazer o corte e a remoção. 

Consulte a Subprefeitura antes de plantar mudas na calçada. Neste link estão as regras para plantio de árvores em calçadas. 

Veja neste vídeo  a altura da árvore e os riscos de queda em cima da residência, na Travessa Valsa dos Namorados. 

Escoras protegem o tronco de uma árvore, que está próxima à parede de uma garagem

A calçada foi praticamente toda tomada pelo tronco da árvore, da espécie ficus

Funcionários da Prefeitura, com macacão laranja, realizaram o corte da árvore e estão ao lado dos galhos recortados, na rua.

Remoção realizada, evitando riscos para a moradia e liberação da calçada para a passagem de pedestres