Prefeita em exercício visita São Mateus

A prefeita em exercício visitou, na manhã do dia 18 de maio, o Clube Escola São Mateus, avenida Satélite, 756. Além de vice-prefeita,ela é Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Engenheira por formação sua carreia está ligada diretamente com o cargo de secretária.

Foi fundadora do Conselho Estadual da Condição Feminina; atuou na criação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher, em 1983; foi presidente da Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência; representou o Brasil junto ao Instituto Iberamericano da Criança da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Acompanhada, de perto, pelo Secretário de Esportes, Lazer e Recreação,  pelo subprefeito de São Mateus, diretoria do Clube Escola, imprensa local e comunidade em geral, a prefeita conheceu as instalações do equipamento, distribuiu cumprimentos e muita simpatia.

O objetivo da visita foi conferir o programa “Saúde no Esporte”, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), ele é composto por 100 profissionais de diversas especialidades (fisioterapia, psicologia, nutrição).

Eles visitam 40 Clubes Escola para oferecer aulas de promoção de saúde, educação alimentar, prevenção de doenças e pequenos atendimentos, como aferição de pressão.O Clube Escola São Mateus, antigo Minibalneário José Maria Whitaker, possui duas quadras poliesportivas, piscina, salão de ginástica, playground, vestiários e banheiros.

Os usuários podem praticar basquete, futsal, handebol, judô, caratê, hidroginástica, natação, vôlei, capoeira e ioga. Mensalmente, passam pelo clube cerca de 1.200 pessoas. 

Após a vistoria, disse que os Clubes Escola são de fundamental importância para impedir que os jovens sejam aliciados pelas drogas. "Esporte e cultura são duas armas maravilhosas na formação integral das pessoas.

A maioria dos quase 3 milhões de estudantes da cidade de São Paulo não têm o que fazer no período em que não estão na escola", e também declarou que não medirá esforços para auxiliar o secretário Feldman para melhorar ainda mais os Clubes Escola.

O programa Clube Escola, lançado em maio de 2007, oferece aos jovens da rede pública de ensino atividades esportivas e culturais fora do horário letivo. Segundo o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, de acordo com pesquisa realizada pela secretaria “60% dos jovens freqüentadores apresentam melhora no rendimento escolar”.