Biblioteca do Vera Cruz passa por reformas

mais conforto para atender aos munícipes

 

A biblioteca pública da subprefeitura São Mateus está passando por reformas e melhorias.

Atualmente o acervo conta com 3.800 livros em bom estado de conservação, todos conquistados a partir de doações de voluntários do bairro.

Os livros estão à disposição para você, munícipe, interessado em livros e cultura.

A biblioteca foi inaugurada há 18 anos no antigo prédio da subprefeitura, quando ainda se chamava regional, e agora, no atual prédio, completa 5 anos. Localizada no Jardim Vera Cruz, calçamento novo, pintura, reformas em alvenaria e até a revitalização de uma praça que fica aos fundos do terreno, parceria com a Unidade de Áreas Verdes, está acontecendo.

Mas mesmo com a reforma a todo vapor os freqüentadores não se incomodam e comparecem para buscar livros, como é o caso do pequeno Paulo Bueno, 9 anos de idade e freqüentador assíduo da biblioteca “Quando eu preciso de um livro eles me emprestam e me ajudam bastante”.

O estudante da 4° série estava fazendo um trabalho sobre a Copa do Mundo e as bandeiras dos países. A mãe Vera Lucia enfatiza “O atendimento é muito bom, eles ajudam o Paulo em tudo o que ele precisa”.

O número de atendimento da biblioteca é muito variado, o recorde foi de 22.000 pessoas em apenas um ano, por semana são atendidas mais de 200 pessoas. Algumas delas com a intenção de estudar para provas de vestibulares ou concursos públicos.

A classificação do acervo conta com livros sobre: Pedagogia, História, Química, Religião, Psicologia, Culinária, Artesanatos, Política, Filosofia, Infantil, Infanto-juvenil, Autores nacionais, Autores internacionais e diversas enciclopédias.

Além da biblioteca circulante, Silvia Regina bibliotecária e documentarista responsável pela biblioteca São Mateus, organiza alguns eventos voltados à cultura e cidadania como a “Caminhada do Verde, plante uma árvore e leia um livro” que será realizado em setembro e o “Recital poético da melhor idade” um grupo de idosos da região de São Mateus recitam poemas de autoria própria, que será agora na primeira semana de julho, no prédio já reformado.

Para ter livre acesso à biblioteca basta comparecer com um comprovante de residência e o RG original, caso for menor de 16 anos precisa da autorização dos pais ou responsável. O matriculado pode ficar até 8 dias com o mesmo livro e também renovar o prazo caso precise, além do limite de 3 livros por vez. A biblioteca pública da subprefeitura São Mateus fica na rua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, e funciona de segunda a sexta das 8 às 17 horas.