Contador de bicicletas instalado na Ciclovia da Av. Sapopemba

Resultados servirão de justificativa para implantação de políticas cicloviárias

São dois equipamentos na região. Um está em funcionamento na Avenida Sapopemba, próximo ao Largo de São Mateus e o outro nas proximidades da Estação Jardim Planalto, do Monotrilho. Durante 10 dias, contará quantos ciclistas passam por ali.

A contagem das bicicletas servirá para definir as políticas públicas de mobilidade.

 Placa oficial com fundo branco, letras  e desenho em preto indica onde há o contador de bicicletas.

 

Maior malha cicloviária 

(De Secretaria Especial de Comunicação)

São Paulo destaca-se por ter a maior malha cicloviária do país, com 681 km de extensão, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O Plano de Metas 2021/2024 da Prefeitura prevê um incremento de mais 300 km. O objetivo é tornar a bicicleta uma alternativa de transporte viável, segura e saudável para toda a população, seja como único meio de locomoção em trajetos curtos e médios ou como possibilidade de se integrar aos demais meios de transporte como ônibus, trem e metrô.

O plano de ampliação da rede e da infraestrutura dedicada às bicicletas leva em consideração o aumento do uso do modal nos últimos anos e a tendência de crescimento no futuro próximo, sempre em prol da segurança de todos, especialmente aqueles que ficam mais vulneráveis no compartilhamento das ruas.

Desde o lançamento do Plano Cicloviário, em dezembro de 2019, foram entregues 177 km de novas conexões, que incluem ciclovias e ciclofaixas. Também foram requalificados 320 km das estruturas já existentes. As novas conexões e as pistas revitalizadas recebem o novo padrão de sinalização: têm tachões a cada metro, no caso das ciclofaixas, e pintura em vermelho somente na proximidade dos cruzamentos. Além de servir de alerta para ciclistas e motoristas, a demarcação melhora a aderência das bicicletas, principalmente em dias de chuva. Sempre que necessário, para criação ou requalificação das ciclofaixas, são feitos os recapeamentos e as reformas de guias e sarjetas.

Bike está apoiada no poste metálico onde foi instalada a placa contador de bicicletas. Do outro lado da rua, um ciclista passa, fora da Ciclovia.