Dia do Desafio em São Mateus

Criado no Canadá em 1983, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1995. A cidade de São Paulo entrou na ação em 1998 e de lá pra cá teve um crescimento espantoso.
 
Em 2003 um projeto de lei do Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional do Desafio para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva. A proposta é ampliar a interação das pessoas com o meio urbano, revelar alternativas de lazer e diversão e um melhor aproveitamento de parques e espaços públicos nas cidades brasileiras.

O Dia do Desafio, realizado toda a última quarta –feira do mês de maio, completa 15 anos de Brasil em 2010; e para não ficar de fora dessa festa, algumas atividades foram realizadas na região de São Mateus. No dia 26 de maio de 2010, na subprefeitura São Mateus, o auditório foi o local escolhido pra as atividades.

Alongamento e dança foram executadas pelo funcionários sob a tutela do professor de educação física William Castelo Branco, do Clube Escola São Mateus. A descontração tomou conta dos participantes, que durante os 15 minutos, mostraram entusiasmo e disposição.

Em um outro ponto da região, no Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus os alunos tiveram uma visita ilustre. A atleta do salto com vara Fabiana Murer (foto ao lado com alunos), aceitou o convite do Coordenador de Projetos e treinador do CEU São Mateus Márcio Fortunato de Carvalho para uma visita às instalações do equipamento.

O auditório do CEU ficou lotado e Fabiana respondeu às perguntas dos alunos, falou da sua história, como o salto entrou na sua vida. Natural de Campinas, a atleta conta que a ginástica olímpica era o esporte praticado por ela até que um técnico observou sua força e a convidou para um treino.

Atualmente ela é recordista brasileira e sul americana do salto com vara com a marca de 4,82 metros. É detentora do recorde sul-americano quebrado no Rio de Janeiro em 7 de junho de 2009, durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo.

Fabiana Murer também possui o recorde sul-americano indoor -pistas cobertas- com a marca de 4,82 metros, obtidos no Grand Prix Indoor de Birmingham, na Inglaterra, em 20 de fevereiro de 2010, superando a campeã mundial Anna Rogowska.

Fabiana é também a vigente campeã sul-americana e pan-americana da modalidade.

Nos Jogos Pan-americanos de 2007, quebrou o recorde da competição, com a marca de 4,60 metros. É considerada uma das saltadoras mais técnicas do circuito internacional. De acordo com informações da gestora do CEU, Fabiana acompanhará um treino dos alunos no período da tarde.