São Mateus vive ciclo de desenvolvimento

Na inauguração do Descomplica, subprefeito lista realizações que têm mudado a cara do bairro.

 O ano nem bem começou e o Descomplica já é o segundo serviço de grande capacidade que entra em operação plena, na região. No dia 6 de janeiro, o Monotrilho passou a funcionar no horário integral, das 4h40 à meia-noite e uma hora a mais, no fim da jornada de sábado. Agora é possível ir de São Mateus à Vila Prudente em 25 minutos e de lá se transferir para a linha Verde do Metrô e fazer conexão com todo o sistema de transporte por trilhos da região metropolitana, com uma única passagem.


O Descomplica significa que o munícipe passa a ter, em São Mateus, serviços que antes necessitava andar bastante para conseguir, pois alguns só estavam disponíveis em órgãos municipais localizados no centro de São Paulo. O diretor da unidade, Leandro Monteiro, menciona os atendimentos de busca de emprego, entrada no seguro desemprego, cadastro único, alistamento militar e solicitação de bilhete único para pessoas com deficiência, como as principais solicitações, em uma lista dos 270 hoje oferecidos. A relação completa dos serviços e outras informações podem ser consultadas em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br .
São 11 secretarias e órgãos públicos atuando num mesmo espaço, com 38 pontos de atendimento, 73 funcionários, entre atendentes, recepcionistas, triagem por senhas e caixas no posto bancário. Esse ambiente foi totalmente adaptado para o Descomplica. No pronunciamento aos convidados, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia citou que uma das formas de humanização ocorridas no Descomplica é o atendimento lado a lado, munícipe e atendentes. “Eliminamos aquele poder de autoridade que havia entre o servidor que ficava atrás de um balcão, com quem estava separado, do outro lado”, afirmou.


O secretário foi quem representou o prefeito, que não pôde comparecer, por estar em tratamento contra o câncer. Além dele, estiveram presentes os secretários adjunto de Inovação e Tecnologia, o de Infraestrutura Urbana e Obras, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o diretor-presidente da Prodam, a presidente da SP Negócios, o controlador geral do município, e dois vereadores.

Em seu pronunciamento, o subprefeito de São Mateus fez uma lista de realizações que beneficiam São Mateus neste momento, além do Monotrilho e do Descomplica. Entre elas, citou o recapeamento asfáltico nas avenidas Aricanduva, Sapopemba, Luiz Pires de Minas e Ragueb Chohfi, novas instalações da UBS do Recanto Verde do Sol, ampliação e reforma da UBS Jardim Tietê, reforma de calçadas nas avenidas Mateo Bei, Bento Guelfi e dos Sertanistas, a instalação de 300 pontos de iluminação em praças e vias. Bernal agradeceu aos secretários, que têm executado projetos e aos vereadores que têm destinado emendas orçamentárias para a região. “Essas melhorias estimulam o investimento privado e a geração de emprego e renda na região. Criam um clima de otimismo que ajuda na autoestima da nossa população”, comentou o subprefeito, em conversas privadas com lideranças da região, após a cerimônia de inauguração.

O Descomplica já vinha funcionando em fase de testes desde o dia 9 de dezembro passado. Aos poucos, a população já vinha tomando conhecimento do novo serviço, de maneira informal. Tanto que na segunda-feira, 6 de janeiro, houve um pico de 1.200 atendimentos, já próximo da capacidade do sistema, que é de 1.400 por dia.

Na frente de um painel anunciando a inauguração do Descomplica São Mateus, uma autoridade usa o microfone para falar a diversas pessoas que estão em pé.