Subprefeitura São Mateus limpa córregos, para prevenir enchentes

Intenso trabalho de limpeza dos córregos é realizado desde março deste ano

 Três trabalhadores limpam a beira do córrego, outros três, mais acima, transportam os resíduos para o caminhão.

Córrego Aricanduva

Um intenso trabalho de limpeza dos córregos é realizado desde março deste ano. São quatro equipes de limpeza manual, aquela em que os trabalhadores usam foices para roçar o mato. Cada time desses tem oito pessoas. Na Subprefeitura São Mateus havia margem de córrego que não era limpa há 5 anos.

O mato alto acaba dificultando a passagem da água, que fica represada e invade ruas e casas. Se a passagem estiver livre, a enxurrada vai embora e só vai parar em um dos seis piscinões que existem na região.

O subprefeito Roberto Bernal informa que de março para cá já foi feita a limpeza de 36 margens de córregos, dois deles com o auxílio de máquinas, que removem o entulho do fundo para caminhões, aumentando a calha.

É um trabalho contínuo, principalmente na temporada de chuvas, em que mais se precisa do córrego limpo, mas também o período em que o mato mais cresce, favorecido pelo clima.

“O córrego do Aricanduva, por exemplo, já teve corte de mato três vezes de março para cá. O da Avenida Adélia Chohfi e o da Rua Professora Jaçanã Altair, no Parque São Rafael, duas vezes”, afirma o subprefeito.

De março até o final de outubro, período da estiagem, foram retiradas 105 toneladas de detritos na limpeza manual dos 36 córregos, e 15.431 toneladas nos dois em que o trabalho é feito com máquinas.

O ganho, nesse caso, é muito maior, mas são poucos os córregos em que o processo mecânico é possível, principalmente por causa de moradias precárias nas margens. Na área sob responsabilidade da Subprefeitura São Mateus temos 23,38 quilômetros de córregos canalizados, 12,8 km não canalizados e 35,20 km não acessíveis para máquinas.

Uma solução para diminuir o crescimento do capim às margens dos cursos d’água é o reflorestamento das margens. A sombra das árvores dificulta o crescimento desse tipo de plantação, além de criar um ambiente favorável para caminhadas, descanso e para os pássaros.

Na Avenida Bassano Del Grappa, no Jardim Vila Carrão, a Subprefeitura São Mateus aproveitou a entrada da Primavera para plantar mudas, onde antes havia um ponto viciado de descarte de entulho e lixo.

Sempre que uma ação desse tipo é realizada, alguns moradores próximos são chamados a ajudar a combater o vandalismo e o corte criminoso das plantas. Ambientalistas colaboram, participando de mutirões de plantio.

“Com menos áreas para limpar, as equipes podem trabalhar num trecho maior, atendendo os pedidos com maior rapidez, o volume de detritos para recolhimento também diminui. Todos ganham nesse processo”, conclui o subprefeito.

A Coordenadoria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Subprefeitura São Mateus, responsável pela aprovação das construções, orienta o munícipe a sempre, antes de comprar um imóvel, verificar se o terreno está em área de risco, em local sujeito a alagamento ou se é uma área pública que foi invadida.

“Muito acima do preço, é preciso ver se a família está protegida. De que adianta pagar barato, construir na beira do córrego e em poucos meses perder móveis, eletrodomésticos e até colocar a vida em perigo?”, questiona o coordenador Daniel Rosa, arquiteto que já desenvolveu diversos projetos de habitação popular. Daniel orienta que a atual legislação prevê a desocupação imediata do terreno, se for área pública.

Três trabalhadores dentro do córrego retiram árvores.

Avenida Riacho dos Machados

Veja a relação das ruas e avenidas com margens de córregos limpas, de março a outubro deste ano: Adélia Chohfi, Alcides Perazolla, Aníbal de Barros, Aricanduva, André de Almeida, Antônio Ramos dos Reis, Bandeira de Aracambi, Bassano Del Grappa, Beira Rio, Borzeguim, Campinho, Celso Betim, Chaimé, Fidélis , Forte do Leme, Francisco de Santa Maria, Gastão de Almeida, Gonçalves da Costa, Jesus Castilho, João Carlos Ferreira, João Máximo de Carvalho, Jorge Carlos de Almeida, Nogueira de Iguape, Pedro Cardoso do Prado, Polar, Professora Jaçanã Altair, Quaresma Delgado, Palanque, Ragueb Chohfi, Recanto Verde do Sol, Riacho dos Machados, Sapopemba, Senador Filinto Muller, Tamandiba, Tenente Lauro Sodré e Travessa A Banda.