PREFEITURA DE SÃO PAULO

SIC (Serviço de Informação ao Cidadão)

Orientações sobre como solicitar informações públicas e relatórios estatísticos dos pedidos realizados

10/11/2023 10h56

Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) recebe e registra pedidos de acesso à informação feitos por cidadãos e cidadãs aos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

São admitidos pedidos feitos pelo:

Sistema eletrônico (e-SIC),
Presencialmente (SIC Presencial) e
Correspondência física (cartas).

1.Pedido eletrônico (e-SIC):

Instruções para seu pedido:

1. Acesse o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão).

2. No sistema, clique em “Cadastre-se” para realizar o seu cadastro. Na própria tela de cadastro você terá sua identificação e a senha de acesso que você registrou. 

3. Acesse o sistema com seu endereço eletrônico (e-mail pessoal) e senha

4. Clique em “Registrar Pedido” e preencha o formulário de solicitação da informação pública que você deseja

Atenção: Antes de realizar o pedido de informação pública, leia atentamente as dicas para o seu registro e conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação.

Orientações para o registro de Pedidos de Acesso à informação na Cidade de São Paulo

5. O e-SIC irá disponibilizar um número de protocolo que será enviado para o e-mail cadastrado. Guarde o número do protocolo, pois ele é o comprovante do registro da solicitação via sistema.

6. Para consulta das informações pertinentes ao funcionamento do e-SIC da cidade de São Paulo acesse também: 

A - Como funciona o Acesso à informação na Cidade de São Paulo

B - Orientações para servidores quanto ao atendimento de Pedidos de Acesso à Informação

C - Lei de Acesso à Informação: Um Instrumento para promover a transparência 

Você pode acessar o e-SIC pelo Portal da Transparência ou através do Portal SP 156 e-SIC


2. Pedido Presencial

Endereço: Avenida Tucuruvi, 808
Telefone: (11) 2987-3844 Ramal: 183
Horário de Atendimento: 8h às 17h.

O registro de pedidos de forma presencial também pode ser feito na Controladoria Geral do Município, de segunda a sexta-feira, nos seguintes endereços:

Rua Dr. Falcão, nº 69, Centro (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô - Linha Vermelha)
Horário de Atendimento: 10h às 16h

 

3. Correspondência Física (cartas): 

Todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo poderão receber carta com pedido de informação pública em seus respectivos endereços

>>> A correspondência deve ser enviada ao enderçeo: Avenida Tucuruvi, 808, Tucuruvi – São Paulo – SP – CEP. 023404-002, registrando a seguinte indicação no assunto: "Pedido de Acesso à Informação".<<<

Caberá ao servidor/operador do e-sic de cada órgão encaminhar a carta digitalizada para a OGM - Divisão de Transparência Passiva via e-maill transparenciapassiva@prefeitura.sp.gov.br

Também deve ser informado o endereço eletrônico (e-mail) ou o endereço físico para envio da resposta ao pedido de informação

Polos de Acesso à Informação

Também é possivel realizar pedidos de acesso à informação a qualquer órgão da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), nas praças de atendimento das Subprefeituras e nas Bibliotecas Polo de Acesso à Informação

Prazo 

O pedido de informação será respondido em até 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez), cabendo pedido de revisão da resposta no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do primeiro dia últil após o registro da resposta do órgão. 

Outros canais de relacionamento 

Além do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) oferece outros canais de relacionamento. Saiba o mais adequado para a sua necessidade: 

Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (tais como manutenção da rede de iluminação pública ou podas de árvores), ligue 156 ou acesse o Portal SP 156 ou ainda registro por meio do aplicativo para celular SP 156 (com versão disponível para iOS e Android).

A Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) recebe denúncias, reclamações, sugestões e todo tipo de manifestação nos seguintes canais: 

Pelo telefone, no número 156 (opção: número 5), e da Central SP 156; 

Por e-mail: ogm@prefeitura.sp.gov.br

Para maiores informações acesse o site: Fale com a Ouvidoria 

Por telefone: 3334-7125. Horário de Atendimento: 10h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, (Este canal é somente para denúncias de assédio moral e sexual) 

Você pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de funcionários da Administração Municipal, matendo seu anomato, caso deseje. 

Por e-mail: denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br

Pelo site: Serviços - Portal (prefeitura.sp.gov.br)

Pessoalmente: Rua Dr. Falcão nº69 (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô - Linha Vermelha)

Por carta: Rua Líbero Badaró, 293, 19º andar, Centro, São Paulo - SP - CEP: 02009-907. 

Ou acesse o site do FOCCOSP: Forúm de combate a corrupção e lavagem de dinheoro: Acesse Web Denúncia Corrupção.

Acesse a bases de dados contendo todos os pedidos respondidos pela Prefeitura de São Paulo desde a criação do e-SIC municipal, em agosto de 2012.

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Relatórios 
A Controladorio Geral do Muncípio divulga relatórios sobre os pedidos de ifnormação recebidos via e-SIC,: Acesse os relatórios da Lei de Acesso à Informação (LAI)." 

Acesse também os Relatórios de Transparência Passiva