Subprefeitura de Pinheiros receberá o Programa Reciclar para Capacitar

O projeto é de formação básica em materiais recicláveis

 Subprefeitura de Pinheiros receberá o Programa Reciclar para Capacitar

O projeto é de formação básica em materiais recicláveis

                A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), lançou, no dia 24, o Reciclar para Capacitar. Trata-se de um programa de formação básica em materiais recicláveis que irá capacitar 2.120 pessoas atuantes no município. O projeto oferecerá três cursos simultaneamente em 11 Subprefeituras e Pinheiros será uma delas. Em breve, vamos divulgar a data e como se inscrever. Além da certificação e aulas presenciais, os catadores receberão kit alimentação e auxílio-curso.

              "Quando se fala de meio ambiente, falamos de um compromisso ético com as novas gerações. Nós precisamos melhorar a reciclagem e a qualidade de vida dos catadores, além de conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo. Capacitação é a chave e a saída para levar informação e conhecimento. Com esse trabalho em equipe nós vamos melhorar a qualidade de vida da população", afirmou o prefeito Bruno Covas.

               Ministradas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), as aulas práticas e teóricas terão explanações com linguagem de fácil entendimento, oportunidade de interação e utilização de recursos audiovisuais, com conteúdos sobre a importância do cooperativismo, economia solidária, saúde e segurança no trabalho e organização social.

               Além dos cursos, o programa vai ter dois postos fixos de atendimento para oferecer suporte às cooperativas, associações e grupos de catadores, com assessoria técnica de contabilidade, jurídica, administrativa e em economia solidária. Os pontos ficarão no Centro Público de Economia Solidária – Cambuci e na Unidade Produtiva José Bonifácio - Itaquera.

               Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) durante o curso, os catadores serão mobilizados e orientados sobre a importância de sua inserção e de seus familiares no sistema do CadÚnico, para a garantia de seus direitos sociais. Assim, ampliaremos o levantamento cadastral e a inserção de novos catadores que ainda não possuem o cadastro.

               O recurso para viabilização do projeto é resultado de um convênio com a Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Como resultado do compromisso de cooperação firmado com a Amlurb em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) irá auxiliar no apoio mútuo voltado ao desenvolvimento de ações para a formação e a organização de cooperativas e associações de catadores.

              O projeto segue diretriz do Programa de Metas, que estabelece qualificação técnica e melhoria de gestão das cooperativas, sistema de monitoramento de sua sustentabilidade e inserção social de integrantes, para 2.100 pessoas.