SIPAT- 2017 da Prefeitura Regional de Pinheiros

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT, deste ano aconteceu entre os dias vinte e três e vinte e sete de outubro. Rolou de tudo, coffee breaks, palestras de conscientização, ginástica laboral e até uma folguinha no meio do expediente para desfrutar de boa música. A prevenção de aciedentes de trabalho é um assunto muito sério e merece toda atenção.
Sabe-se que exitem serviços mais perigosos do que outros e, portanto, algumas áreas de trabalho apresentam maiores riscos de acidentes. No entanto, observa-se que uma grande maioria de acidentes acaba por acontecer pela falta de informação necessária. Trajes adequados deixam de ser utilizados, ambientes de riscos deixam de ser respeitados, questões internas deixam de ser dividas e tratadas e tudo isso implica em uma aumento vertiginoso dos acidentes durante o trabalho. É exatemente ai que a SIPAT torna-se tão importante, promovendo o contato com informações valiosas que tornam a vida dos trabalhadores mais segura.
Os eventos foram muito produtivos e discorreram sobre assuntos importantíssimos para a segurança de todos. Duas das palestras, em especial, chamaram bastante a atenção de quem assistia. A primeira delas era sobre dependência química, um assunto bastante delicado, pouco discutido e unanimamente presente nos ambientes de trabalho. Miriam Garboggini, a palestrante que é Pscicologa da USP, comentou sobre a dificuldade de ajudar os dependentes químicos, pois muitos não só não aceitam o tratamento como não aceitam que são dependentes. Miriam explicou de forma bem clara que os vícios químicos decorrem, muitas vezes, dos árduos ambientes de trabalho, principalmente, de ambientes em que os funcionários lidam em demasiado com a morte como, por exemplo, anestesistas, funcionários de frigoríficos, etc..
Outra palestra bastante interessante foi realizada por duas funcionárias da Vigilância Ambiental das regiões da Lapa e de Pinheiros. A palestrante Viviane Mendonça explicou as áreas de atuação da Vigilância Ambiental e como estas funcionam. Já, Priscila Diniz passou à parte da palestra de maior importância para a prevenção de acidentes: Os animais sinantrópicos. Por definiçao, animais sinantrópicos são aqueles que passam a conviver com os humanos sem “serem convidados”, como por exemplo, Ratos, Baratas, Pombas, Escorpiões, Aranhas, Mosquitos, etc. Como Pinheiros é uma das regiões mais escorpionicas, esta parte da palestra foi de muita importância para a CIPA, visto que a conscientização sobre como lidar com esses tipos de animais pode ser de grande valia na prevenção de situações de risco.
Outro evento que aconteceu durante a SIPAT, coincidentemente, foi uma homenagem ao dia do servidor público prestada pelo Coral da USP 12 Em Ponto. A bélissima apresentação de quase uma hora e meia, presenteou os funcionários em meio ao expediente de uma quarta-feira.
Estes e outros acontecimentos integraram mais uma SIPAT, e fizeram dela uma produtiva semana de aprendizado e descontração.