Centro de Gerenciamento de Emergências alerta para ventos com mais de 60 km/h no sábado

Prefeitura mantém equipes de prontidão para agilizar atendimentos necessários

 O boletim do Centro de Gerenciamento de Emergências alerta para probabilidade de chuva forte e generalizada no sábado (18) à tarde, com potencial para a ocorrência de rajadas de vento com velocidade superior a 60 km/h e descargas elétricas, após a chegada de uma frente fria. A tempestade favorece a ocorrência de quedas de árvores e formação de alagamentos. A previsão para o domingo (19) é de chuva generalizada, com até forte intensidade e mais potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de pequenos rios e córregos.

A Prefeitura de São Paulo está preparada para atuar com agilidade no atendimento à população em caso de necessidade, com equipes de iluminação pública, zeladoria, limpeza e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de prontidão.

Além disso, a Prefeitura tem aumentado os esforços para reduzir o impacto das chuvas. No dia 21 de outubro, o próprio prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sobrevoou os piscinões da cidade para inspecionar limpeza, manutenção e funcionamento geral dos reservatórios. A vistoria, que também foi realizada no ano passado, faz parte das ações preventivas para o período das chuvas de verão. Além das áreas em funcionamento, o prefeito também checou as obras de piscinões que estão em andamento.

A atuação periódica das equipes de limpeza nos piscinões e córregos, nas bocas de lobo, galerias de águas pluviais, sistemas de microdrenagem, se soma a outras medidas como a ampliação de sistema preventivo, além da recuperação da drenagem nos córregos, de ações contra o descarte irregular de resíduos como cimento, tecidos e objetos nas vias.

A cidade de São Paulo passa pelo maior programa de canalização de córregos já realizado até hoje, com o objetivo de evitar transtornos em períodos chuvosos, como alagamentos e transbordamentos, valorizando os bairros por onde passam e beneficiando seus moradores.

Estão sendo investidos nesse programa R$ 630 milhões, que começou em abril deste ano, com término previsto para o fim de 2024. Estão previstas ações em 57 córregos do município. Desse total, 16 estão em obras, 11 em processo de licitação, e 30, em planejamento.

Além disso, o monitoramento das chuvas na cidade de São Paulo ganhou dois reforços: 30 estações meteorológicas e cem sensores espalhados pelos pontos críticos com histórico de alagamentos. A instalação começou em junho e 60 sensores já estão nas ruas. Eles captam a lâmina d’água (profundidade), informação fundamental para o acionamento das equipes de zeladoria.

As estações meteorológicas vão ampliar a cobertura de dados, trazendo precisão. Cada estação cobre, em média, um raio de 25 quilômetros e complementa a rede do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A instalação delas começou neste mês de outubro e todo o sistema estará atuando a partir de novembro, antes do verão. Essa expansão faz parte do sistema Urano, desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em 2021.

O Urano utiliza o cruzamento de dados como temperatura, umidade relativa do ar, direção do vento e acumulação e intensidade das chuvas para, de forma preditiva, enviar as equipes e os equipamentos necessários para mitigar os efeitos da chuva que se avizinha. Essa atuação rápida ajuda na recuperação da cidade. Em média, 40 minutos depois dos temporais, as principais vias da capital têm sua rotina devolvida.

Previsão no feriado
As temperaturas permanecem amenas durante o feriado da Consciência Negra. O domingo (19) terá temperatura bem mais amena, com céu encoberto e chuva generalizada, com até forte intensidade.

O cenário para segunda-feira (20), feriado estadual da Consciência Negra, vai ser de céu encoberto, garoa ocasional e chuva leve em pontos isolados. Não há expectativa de grandes volumes de chuva na segunda, e a temperatura se mantém amena, com mínima de 18°C e máxima de 22°C.