Tráfego de carros e caminhões, no viaduto da Marginal Pinheiros, está liberado

A obra foi entregue dois meses antes do previsto

 Tráfego de carros e caminhões, no viaduto da Marginal Pinheiros, está liberado

A obra foi entregue dois meses antes do previsto

De Secretaria Especial de Comunicação

Após quatro meses em obras, o viaduto da Marginal Pinheiros foi liberado à circulação de todos os tipos de veículos, leves e pesados, desde sábado (16.03). A Prefeitura fez a liberação do tráfego com dois meses de antecedência ao prazo inicialmente previsto (15 de maio), para recuperação da estrutura, que cedeu cerca de 2 metros em 15 de novembro último.
“Desde cedo fizemos os testes de carga aqui no viaduto. Esses testes estão de acordo com os modelos matemáticos que foram elaborados, o que nos permite anunciar a liberação do trânsito já a partir de hoje para carros e caminhões, dois meses antes do anunciado inicialmente”, disse o prefeito Bruno Covas.

Durante as obras, o trânsito foi interrompido em cima do viaduto, e os veículos com destino à Rodovia Presidente Castello Branco foram desviados e orientados a pegar caminhos alternativos.

"Como a gente disse, logo que anunciou que seria possível antecipar em dois meses,é porquê parte das obras vai continuar. Não são obras emergenciais. São obras de requalificação do viaduto, que podem ser feitas com ele sendo utilizado”, disse o prefeito. “Dia 12 sai o vencedor da licitação desta obra, que vai complementar a recuperação terminada hoje”, complementa. “O custo total estimado, já com essa requalificação licitada, é R$ 26,5 milhões, portanto menos de 40% do que seria os R$ 70 milhões, caso a gente tivesse que demolir e construir um novo viaduto.”

Após os últimos testes realizados no sábado, com supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o tráfego foi liberado na via, não somente para veículos leves, como também para caminhões.

Histórico

Ações complementares importantes tomadas pelo Poder Público, com a participação da Secretaria de Mobilidade e Transportes, CET e SPTrans, mitigaram o impacto na região nesse período: dentre elas, o Rodízio veicular foi suspenso entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios e transposições (passagem de uma pista à outra) ampliadas.

A CET também reforçou sua equipe de agentes de trânsito ao longo da Marginal Pinheiros e colocou faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis pela cidade, para orientar sobre a interdição da pista expressa, necessária para viabilizar o andamento das obras.

Com a liberação ao tráfego geral, a circulação pelo sentido Castello Branco da Marginal do Rio Pinheiros volta à normalidade. A Engenharia de Campo da CET segue monitorando as condições de trânsito, a favor da segurança viária dos usuários.

“Eu preciso agradecer a população, às várias pessoas que mudaram sua rotina, os lugares que passam, para poder se adaptar a uma nova realidade desde o dia 15 de novembro”, ressaltou Covas

Rodízio será retomado a partir de 25/03
Com o Viaduto liberado, o Rodízio Municipal Veicular que havia sido suspenso no trecho da Marginal volta a vigorar, a partir da segunda-feira, 25 de março. A retomada do rodízio valerá tanto para veículos leves como pesados. Quem não obedecer estará sujeito à autuação.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) publicará uma Portaria no Diário Oficial da Cidade revogando a Portaria SMT.DSV nº 117/2018, de 23 de novembro de 2018, que suspendeu a vigência do Rodízio devido à obra emergencial do Viaduto sobre a Linha 9 – Esmeralda da CPTM.

Táxis

Já a circulação de táxis com ou sem passageiros pelos corredores exclusivos de ônibus Campo Limpo/Rebouças/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro e Berrini, que havia sido liberada em qualquer dia e horário da semana desde 27 de novembro de 2018, voltará a ser restrita nesses locais. A SMT, por meio do Departamento de Transporte Público (DTP), publicará Portaria no Diário Oficial do Município restabelecendo a restrição.