Terminou o prazo para apresentações de propostas

Inicia a terceira etapa da Revisão Participativa do Plano Diretor

A subprefeitura de Pinheiros recebeu no último sábado de julho, representantes de associações, e moradores de Pinheiros, Alto de Pinheiros, Jardim Paulista e Itaim Bibi, com participação bastante representativa de todos os distritos .
Entre as propostas discutidas, foram priorizadas algumas como referenciais, mas todas as propostas pactuadas entre os participantes, foram encaminhadas como contribuição ao processo.
do  site  Gestão Urbana.
O Gestão Urbana SP é uma plataforma criada para auxiliar na revisão dos instrumentos de planejamento urbano, além de permitir a participação da população. Nela, o cidadão pode acompanhar de maneira simples as últimas notícias, a agenda de atividades e baixar facilmente documentos úteis para a revisão, como leis e apresentações.
Até a última terça-feira (16), a ferramenta já havia recebido 2,4 mil contribuições da população.
Com o encerramento do último sábado inicia-se a 3ª Etapa, que consiste na sistematização das propostas e contribuições recebidas, com o objetivo de preparar a minuta do projeto de lei. A previsão é que a última etapa, que é composta pela fase de devolutivas e discussões públicas da minuta, seja iniciada na segunda quinzena de agosto.
Primeira etapa
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano (SMDU) publicou um documento com o balanço da primeira etapa da Revisão Participativa do PDE, que consistiu em avaliações temáticas sobre os seguintes temas: Uso e Ocupação de Solo; Instrumentos de Política Urbana; Habitação; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; e os Investimentos Prioritários, Planos Regionais e Planos de Bairro.
Participaram 1.804 munícipes, que juntos conceberam 1.847 contribuições. Este material também está disponível no site Gestão Urbana SP.
Plano Diretor Estratégico
Aprovado em 2002, o PDE é o principal instrumento para organizar o planejamento urbano dos espaços da cidade. O documento traz, por exemplo, regras sobre como construir nos terrenos, como fazer grandes construções e garantir a preservação do meio ambiente. No final de todo o processo de revisão participativo, será apresentado um projeto na Câmara Municipal, que prevê alterações em legislações municipais.

Veja fotos da última reunião do dia 27 de julho.