Bibliotecas públicas concluem informatização de 100% do acervo

Mais de 2,5 milhões de volumes já estão disponíveis para consulta online

O subprefeito de Pinheiros participou nesta segunda-feira, 19/12, do anúncio de conclusão da informatização total do acervo das bibliotecas públicas da Capital, constituído por mais de 2,5 milhões de exemplares. O prefeito de São Paulo conduziu a cerimônia realizada na Biblioteca Alceu Amoroso, em Pinheiros. Agora a população pode consultar o catálogo de publicações e verificar a disponibilidade dos livros pela Internet.

“E uma satisfação participar desse evento porque sou testemunha da grande disposição desta administração em investir em Cultura. Não só na quantidade de equipamentos disponíveis, mas também na sua funcionalidade e acessibilidade. A informatização do acervo municipal é um avanço para as bibliotecas públicas e um ganho extraordinário para a população”, ressaltou o subprefeito de Pinheiros.

A informatização do acervo começou em 2005. No início, o trabalho foi feito pelos próprios funcionários da Prefeitura. Para dar celeridade ao processo, a administração municipal contratou uma empresa que concluiu a informatização. O primeiro acervo catalogado foi o da seção circulante da Biblioteca Mário de Andrade.

A informatização do acervo facilita a pesquisa do leitor que não precisa mais se dirigir até uma biblioteca para verificar se o volume desejado está disponível. Agora basta acessar o site http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/ e buscar o livro por autor, título, assunto ou editora e selecionar a biblioteca para consulta da disponibilidade.

Para pegar um livro emprestado, o interessado deve se cadastrar em qualquer uma das 53 bibliotecas da cidade com um comprovante de residência e um documento com foto.