Secretaria intensifica Cata-Bagulho e dobra recolhimento de materiais

Crescimento no número de operações e equipes aumentou em 100,5% o volume de materiais coletados

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras dobrou o volume de materiais inservíveis recolhidos durante as operações Cata-Bagulho. No mês de março as 31 subprefeituras da cidade removeram 2.415 toneladas de “bagulhos” das ruas da capital. O volume é 100,5% superior ao mês de janeiro, quando foram recolhidos 1.204 toneladas; e 90,1% maior do que fevereiro, quando a pasta removeu 1.270 toneladas de detritos.

O aumento do recolhimento é resultado da intensificação das operações que ocorre por meio tanto do aumento do número de subprefeituras que realizam o trabalho a cada final de semana, quanto pelo maior número de profissionais destacados para a operação. Em janeiro foram realizadas 52 operações, com média de 10 subprefeituras atuando em cada final de semana e 520 homens envolvidos. Em fevereiro foram realizadas 82 operações, com cerca de 20 subprefeituras por final de semana e mais de 800 funcionários atuando. Já em março foram realizadas 92 operações, com quase 25 subprefeituras trabalhando a cada final de semana e cerca de mil homens à serviço da iniciativa.

Além de uma ação educativa, o cata-bagulho impede que objetos descartados em vias públicas possam causar enchentes. São recolhidos desde móveis e eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras e pneus, entre outros. As operações acontecem todos os finais de semana em todas as regiões da cidade. Durante a semana anterior à operação funcionários do órgão passam pelas ruas a serem percorridas orientando a população sobre como proceder para descartar os objetos. Cada subprefeitura define o roteiro de forma a percorrer toda a área da sua região.

O cata-bagulho é uma ação complementar na batalha da Prefeitura para combater o descarte irregular de materiais em vias públicas. Além das operações, que acontecem nos finais de semana, o munícipe pode utilizar diariamente qualquer um dos 41 ecopontos da capital para se desfazer de objetos sem utilidade.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho. O serviço é gratuito e cada pessoa pode depositar diariamente até 1 m³ de materiais. As unidades recebem grandes objetos como móveis e resíduos de poda de árvores, entulho de construção, além de resíduos recicláveis, entre outros. Desde julho de 2010 a multa para quem descarta materiais e entulhos em via pública é de R$ 12 mil. Os responsáveis ainda têm o veículo apreendido e respondem por crime ambiental.