Praça Victor Civita concorre ao Prêmio GreenBest 2011

Prêmio de abrangência nacional para melhores iniciativas sustentáveis coloca a Praça Victor Civita entre os finalistas

A Praça Victor Civita está entre os 10 finalistas do Prêmio GreenBest 2011. O projeto da praça concorre nas duas categorias do segmento Arquitetura e Construção: votação da Academia GreenBest e votação popular. O prêmio captura a percepção dos brasileiros sobre as marcas mais sustentáveis e com melhores iniciativas.

 

Na divulgação da primeira e da segunda parcial de votos, a Praça apareceu entre as cinco marcas mais clicadas, não tendo divulgada sua posição no ranking.

 

A votação popular permanece aberta até o dia 16 de março. Para votar na Praça Victor Civita, acesse o endereço:

http://greenbest.greenvana.com/top10/arquitetura-e-construcao/

 

Sobre a Praça Victor Civita

A Praça Victor Civita (http://pracavictorcivita.abril.com.br) é um presente do Instituto Abril à cidade de São Paulo. O projeto pioneiro na América Latina é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A praça inclui atividades de educação ambiental, com cursos, palestras e visitas escolares; área verde com cerca de 80 árvores; palco para espetáculos com arquibancada para 250 pessoas; equipamentos de ginástica ao ar livre; pista de caminhada e centro de convivência para a terceira idade (CIIPE).

Sua localização - o terreno com cerca de 14 mil m² que abriga o prédio do antigo incinerador de Pinheiros, na Rua Sumidouro - foi escolhida a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de resíduos ao longo dos anos, servindo como espaço de contemplação e reflexão acerca da preservação ambiental, dado que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos domésticos e hospitalares.

Amostras coletadas e pesquisadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) detectaram a presença de furanos, dioxinas e metais pesados em quantidades acima do aceitável, solicitando intervenções que visassem à recuperação ambiental da área. Por isso, o prédio do incinerador foi totalmente recuperado e o projeto arquitetônico, da Levisky Arquitetos Associados, propôs a solução adotada para o terreno, com a construção de deques de madeira legalizada e concreto, que isolam os visitantes das áreas de solo deteriorado.

Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno, além de abrir espaço para exposições temporárias. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo e é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas à sustentabilidade e abertas à comunidade.