Prefeitura reduz tempo de atendimento dos serviços mais solicitados da capital paulista

Depois de quatro anos o sistema de gerenciamento se consolida como estratégico e diminui o intervalo de espera por zeladoria em 90% para diversas atividades.

 O nome não é popular, mas o Sistema de Gerenciamento de Zeladoria, o SGZ, é daqueles que chegou para resolver com rapidez as solicitações feitas pelo cidadão. Tudo aquilo que poderia tornar moroso o processo para abertura das ordens de serviço, foi substituído pela tecnologia da informação.

 

Poda de árvore, um dos serviços gerenciados pelo sistema

 

O SGZ funciona assim: a pessoa solicita um serviço como tapa-buraco, via telefone ou pelo aplicativo do portal SP 156. Um agente vai de moto inspecionar o endereço onde houve a solicitação e, pelo próprio celular, fotografa, analisa e envia o conteúdo para o sistema, que funciona 24 horas, sete dias na semana. Mesmo quando a resolução do problema não cabe à Prefeitura, o SGZ envia a solicitação do munícipe ao órgão competente. Nesse caso, a Prefeitura é uma aliada do cidadão, ainda que não caiba a ela o serviço solicitado. A partir da vistoria, a ordem de serviço é emitida pelo sistema e todos os setores envolvidos no atendimento àquela demanda do cidadão, são acionados imediatamente. Como isso melhora a vida das pessoas?

Se em 2017 um pedido de tapa-buraco levava cerca de 121 dias, a média caiu para 10 dias, conforme o Plano de Metas da prefeitura e vem se mantendo em 07 dias no último ano . Ficou mais rápido porque a informação circula por um sistema único, alimentado em tempo real, com transparência e monitoramento. E foi assim que o tempo de espera caiu 91,7% só no que se refere ao conserto do asfalto.

 

 

*Secretaria Municipal das Subprefeituras.