Defesa Civil decreta estado de atenção para baixa umidade na capital

O dia segue sem previsão de chuva, mesmo com a chegada da brisa marítima no fim da tarde

 Os índices de umidade do ar estão em queda, com várias regiões apresentando valores abaixo dos 30%, e a Defesa Civil municipal decretou estado de atenção para baixa umidade a partir das 12h15 desta sexta-feira (22). Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) marcam dos 32°C em média e devem subir um pouco mais até o meio da tarde.

O banco de dados do CGE mostra que até o momento setembro registrou 46,8 mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 68,5% dos 68,3 mm esperados para o mês. A Defesa Civil da cidade de São Paulo decretou estado de atenção para altas temperaturas desde o dia 21/09/23 às 18h.

Operação Altas Temperaturas

Atenta ao impacto que o calor pode causar na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de São Paulo criou a Operação Altas Temperaturas, que começou a vigorar na última quarta-feira (20). Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a de altas temperaturas será mobilizada sempre que os termômetros atingirem 32º C, ou sensação térmica equivalente. A ação é feita em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp.

As principais ações têm foco no reforço do convencimento das pessoas para procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento; a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, das 10h às 16h, com fornecimento de água, frutas e bonés, além de espaço pet; reforço na compra de ventiladores em unidades de acolhimento; e disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor para atender essas tendas.

A intensificação da infraestrutura da rede de acolhimento da cidade de São Paulo e a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger tem o objetivo de evitar insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.

Clique aqui e saiba mais.

Previsão para os próximos dias:

A semana vai terminar com o fortalecimento da massa de ar quente e seco em grande parte do país. Por conta disso, a expectativa é de novos recordes de temperatura máxima até o domingo (24) na capital paulista. Marca também o fim do inverno e a chegada da primavera no sábado (23) às 3h50. essa condição de calor e tempo seco dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar, além de elevar os riscos à saúde humana, principalmente de desidratação.

O sábado (23) também será marcado por forte calor desde as primeiras horas da manhã, que deverá registrar poucas nuvens e predomínio de sol ao longo do dia. Temperatura mínima de 19°C na madrugada e a máxima pode superar os 34°C, enquanto as menores taxas de umidade do ar permanecem acima dos 28%. O dia vai terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

O domingo (24) promete ser um dia de sol forte e muito calor. A madrugada deve registrar termômetros por volta dos 20°C e sensação de tempo abafado. A expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde. A umidade do ar estará em declínio nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos aos 23%. Não há previsão de chuva para a capital e Região Metropolitana.