Plano de Metas apresenta objetivos para Perus

Ações deverão ser concretizadas dentro do Plano Plurianual 2014-2017

Em março deste ano, o Programa de Metas 2013-2016 foi apresentado pela Prefeitura de São Paulo, contendo 100 metas e 21 objetivos, agrupados em 3 eixos e 5 articulações territoriais. Até o final de junho, aconteceram 35 audiências públicas, passando por todas as subprefeituras, onde foram recebidas diversas sugestões dos munícipes. Dando início à segunda fase do processo, no último sábado (24/08), foi realizada a devolutiva do Plano à Subprefeitura de Perus.

Tendo início às 9:00 hs, o evento que aconteceu no CEU Perus, contou com a participação do subprefeito e chefe de gabinete, além da Secretária Municipal de Planejamento. Na oportunidade, 53 pessoas que assinaram a lista de presença tomaram conhecimento do resultado da audiência pública realizada no dia 20/04 na Subprefeitura.

Após uma análise das 8.923 sugestões recebidas de um total de mais de 6 mil munícipes representados em todas as regiões, o Programa passou a somar 28 novas Metas. Os principais destaques são a incorporação de 5 metas no objetivo sobre a população idosa; 1 meta sobre segurança alimentar; 5 metas para a população em situação de rua; 1 meta sobre EJA – Educação de Jovens e Adultos; 1 meta sobre a Juventude; 1 meta sobre o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; 1 meta sobre prevenção à violência contra a criança e o adolescente; 1 meta sobre casos de mediação; 2 metas sobre pessoas com deficiência; 1 meta sobre migrantes; 1 meta sobre fortalecimento do Conselho Tutelar; 2 metas da área ambiental; 1 meta sobre compostagem; 1 meta sobre proteção ao pedestre; 1 meta sobre Alça do Aricanduva; 2 metas sobre participação e, por fim, 1 meta sobre o Arco Tietê e operações urbanas.

A população de Perus contribuiu com a apresentação de 188 sugestões, sendo as principais demandas: mobilidade com 32 propostas; saúde 30; moradia 16; cultura e educação, ambas com 14; desenvolvimento urbano e meio ambiente, ambas com 12; segurança 10 e gestão com 9 propostas, representando mais de 80% das principais demandas.

Objetivos específicos

Após esta análise, a nova versão do Programa de Metas passou a ter como principais objetivos específicos para a região de Perus:
- 1 Polo da Universidade Aberta do Brasil
- 4 Centros de Educação Infantil
- 1 Unidade da Rede Hora Certa
- 1 Unidade Básica de Saúde
- 2 Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
- 234 Unidades habitacionais
- 1041 famílias beneficiadas no Programa de Urbanização de Favelas
- 1 Casa de Mediação reestruturada
- 1 Equipamento esportivo aberto 24 horas aos finais de semana
- 1 Centro de Cidadania da Mulher
- 1 Área de conexão wi-fi
- 750 pontos de iluminação pública
- 1 Programa de requalificação do espaço público
- 1 Representação regional da Agência São Paulo de Desenvolvimento
- 1 Readequação do Parque Anhanguera
- 1 Pólo de educação ambiental
- 1200 mudas de árvores plantadas
- 2 Distritos atendidos pela coleta seletiva
- 1 Ecoponto
- Terminal Perus
- 2,6 km de faixas exclusivas de ônibus
- 8 Intersecções semafóricas recuperadas
- 110 metros de canalização do Córrego Ribeirão Perus
- 1 Centro de Atendimento ao Cidadão
- 20 Núcleos de Defesa Civil
- 1 Conselho Participativo Municipal
- Revisão do Plano Regional Estratégico

Após as explanações, todos os presentes receberam uma cópia das metas para votarem em 3 delas que consideram prioritárias para iniciar em 2014. Em outubro, todos poderão participar da audiência pública devolutiva para saber a viabilidade técnica e orçamentária das 3 metas mais votadas.


Texto: Cesar Gonçalves