Perus ganha seu primeiro pomar urbano do território

Com o plantio de árvores frutíferas moradores da região poderão colher frutas enquanto transitam por espaços públicas

No dia 30 de setembro aconteceu em Perus um plantio de árvores frutíferas. A ação, intitulada como “Dia D” foi uma iniciativa do CADES Perus/Anhanguera (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) e da Subprefeitura Perus/Anhanguera.

  

A ação marcou o início oficial do projeto “Pomar Urbano Perus” que é assinado por Maria Cláudia Stenico, engenheira agrônoma que atua na Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da Subprefeitura.

O plantio do “Dia D” contou com a participação dos conselheiros do CADES, dentre eles Aparecida Eva Kirst, Daniele Daiana de Santana, Paulo Rodrigues dos Santos e Marco Antonio de Souza Martins, além de profissionais da Subprefeitura e de munícipes, inclusive crianças.

 

A atividade teve a Praça do Samba como ponto de encontro e o plantio ocorreu no espaço ao lado, que fica atrás da escola Estadual Manuel Bandeira e que concentra uma área verde.

Foram momentos de descontração, conscientização e cuidado coletivo em prol da sustentabilidade e zelo pelo meio ambiente e pelo território.

Pomar Urbano Perus 

Na apresentação do projeto “Pomar Urbano Perus” é destacado que “ele visa o aumento e adequação de áreas livres e institucionais aumentando a Biodiversidade local e adequação da Agenda 2030 da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Vale lembrar que nele é priorizado as árvores frutíferas nativas, dentre elas, a Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora). “A Jabuticabeira é democrática. Muitas pessoas podem apanhar suas frutas ao passar por elas. Além disso, ela mexe com a memória afetiva de muita gente. Eu mesma lembro da minha infância”, diz Luciana Torralles, subprefeita dos distritos de Perus e Anhanguera.

O projeto está dividido em áreas, por isso pode ser executado parcialmente ou em sua totalidade. Está sujeito também a alterações, caso seja constatada alguma divergência em relação a legislação vigente ou receber acréscimo de elementos que sejam necessários.

As áreas compreendem a extensão da Rua Mogeiro/Estrada São Paulo/Jundiaí conforme demarcação em mapa do Geosampa e Google Maps.

A continuidade do Pomar em Perus seguirá sendo pautada nas reuniões do CADES regional que ocorrem toda segunda quarta-feira do mês, às 18h na Subprefeitura Perus/Anhanguera.

Outros “Dias D” acontecerão. A divulgação será feita nos canais oficiais da Subprefeitura Perus/Anhanguera, inclusive o instagram: @subperusanhnaguera