Descarte irregular é crime ambiental

A prática causa poluição e contribui com enchentes, trazendo danos ao meio ambiente e a saúde de todos

Antes e depois da Praça Deputado Cyro Albuquerque - Jardim SanAntes e depois da Praça Deputado Cyro Albuquerque - Jardim Sansho e lixo em locais inapropriados é um desafio de longa data enfrentado pela Subprefeitura Perus/Anhanguera.

Mesmo com a realização de coletas, serviços de zeladoria e revitalização de pontos críticos onde é identificado a concentração de entulho e detritos, o descarte irregular segue ocorrendo, muitas vezes, no mesmo local que foi limpo e revitalizado, fazendo parecer ao munícipe que a Subprefeitura não realizou a limpeza e que seu trabalho é ineficaz.


Antes e depois da Rua Toni Gáudio - Jardim Monte Belo 

Além do mais, não se pode esquecer que o descarte irregular contribui e muito para as enchentes, além de gerar odor, atrair doenças e insetos, dentre outros animais, ocasionando danos ao meio ambiente e à saúde de toda a população.

Crime ambiental
Descarte irregular é crime, conforme Lei Federal n° 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, com penalidade prevista no artigo 54. A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.

Na cidade de São Paulo, a fiscalização da prática de descarte irregular é amparada pela Lei Municipal nº 13.478/2002, que fala sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo.


Antes e depois da Praça Deputado Cyro Albuquerque - Jardim Santa Fé

No território da Subprefeitura Perus/Anhanguera, entre novembro de 2016 e julho de 2023, foram registradas 33 multas decorrentes de flagrantes de descarte irregular de entulho e lixo em terreno livre ou córrego; descarte de objetos, líquidos ou detritos em área pública; depósito de entulho com mais de 50 kg e material de construção depositado por mais de 2 dias em vias públicas.

São flagrantes que refletem o quanto é fundamental a conscientização e colaboração de todos ao exercício diário de cuidado e manutenção da limpeza urbana. Havendo esforço coletivo, todos saem ganhando.

Inclusive, junto à Guarda Civil Ambiental, a Subprefeitura tem intensificado a fiscalização de pontos críticos de descarte irregular.

Mas como descartar de forma responsável?
A Prefeitura da Cidade de São Paulo oferece diversas alternativas para a população se desfazer de entulho e materiais inservíveis (bens sem utilidade) de forma consciente e correta.

Uma delas é a operação Cata-Bagulho, ação em que caminhões percorrem roteiros predefinidos pela Prefeitura recolhendo móveis velhos, eletrodomésticos danificados, restos de madeiras, pneus e demais objetos inutilizados.

Rua Recanto dos Humildes

Legalmente, nessa operação, não podem ser recolhidos entulhos de construção civil, lixo domiciliar e de saúde e restos de poda de jardim.

O roteiro do Cata-Bagulho pode ser conferido no seguinte link https://www.ecossambiental.com.br/pesquisa-de-servicos/.

Outra alternativa gratuita à disposição dos munícipes são os Ecopontos espalhados pela capital paulista. Neles a população pode entregar de forma voluntária pequenos volumes de entulho (até 1 m³ - que corresponde a uma caixa d’água de mil litros - ou 20 sacos), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. O material pode ser colocado em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

Das 124 unidades de Ecopontos disponíveis na capital, duas estão na Subprefeitura Perus/Anhanguera:

• Rua Sales Gomes, n° 415 – Recanto dos Humildes
• Rua Salvador Albano/Rua Virgínia Castiglione – Jardim Santa Fé

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Denúncia
Qualquer pessoa pode denunciar pontos viciados de descarte irregular pelos canais de atendimento da Prefeitura de São Paulo:
• Telefone 156
• Aplicativo SP156
Portal SP156

E também pelo telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana.

- Outros serviços você também pode solicitar através dos canais de atendimento SP156 (telefone, aplicativo, e portal online: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/serviços)

- Quer acompanhar mais de perto as demais ações que acontecem? Então acesse também nosso Instagram.