Subprefeitura Mooca participa do Dia Mundial da Limpeza

A ação é uma maratona a favor da limpeza do meio ambiente que acontece dia 21, confira a programação

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) está chegando e a Subprefeitura Mooca preparou uma programação especial para comemorar a data. O Brasil é um dos 150 países que participam dessa maratona anual em prol da limpeza do meio ambiente. A maratona incentiva que os voluntários andem pelas ruas da cidade recolhendo os resíduos que causam poluição.

No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é organizado pelo Instituto Limpa Brasil. Em comemoração, a Subprefeitura Mooca vai apoiar a ação #LimpaMooca, realizada pelo jovens profissionais da International Solid Waste Association no Brasil (ISWA YPG Brasil).

O #LimpaMooca acontece no Parque da Mooca no dia 21 de setembro, sábado, das 10h00 às 14h00. A limpeza será feita nos quarteirões ao redor do Parque, ponto de encontro de chegada e saída dos mutirões.

Os munícipes voluntários vão receber luvas e sacos para utilizarem durante a ação, mas também podem levar ao Parque seus resíduos recicláveis domésticos e eletroeletrônicos. Além disso, será feita coleta de óleo de cozinha (armazenado em garrafa pet).

Com a finalização dos mutirões e o retorno de todos ao Parque, os voluntários podem participar de uma atividade de educação ambiental. O material coletado nas ruas passará por uma triagem e os instrutores vão ensinar as categorias dos resíduos, tirando as dúvidas sobre separação.

Após a devida separação, os materiais serão encaminhados para uma cooperativa local. É recomendado que os participantes não recolham restos de madeira, de poda e orgânicos. No entanto, caso aconteça, a Subprefeitura também vai se encarregar do descarte, enviando os rejeitos para o aterro sanitário.

Aos pais e responsáveis, a organização do evento informa que as crianças não devem coletar bitucas de cigarro. Os alunos universitários vão receber um certificado de participação de 40 horas complementares.

Site para inscrição: www.diamundialdalimpeza.com.br

 

 

Sobre o Dia Mundial da Limpeza:
A ação global liderada por cidadãos une as comunidades locais que estão lutando com os desafios de resíduos mal geridos e descartados da pior maneira possível como os que são despejados em lixões ilegais, que vão parar em praias, rios, florestas, ruas e terrenos.

A maratona de limpeza começa em Fiji, no sul do Pacífico, onde o dia nasce e depois por todo o planeta até chegar ao Havaí, nos Estados Unidos. O evento vai envolver dezenas de milhões de pessoas residentes, desde pequenas aldeias rurais até as maiores megacidades do mundo. Em alguns países a participação será de até 5% da população.

A ação está sendo impulsionada pelo movimento cívico “Let's Do It! World” que iniciou ações de limpeza em 113 países ao longo da última década, com a participação de mais de 20 milhões de voluntários no total.

Em 2018, no dia 15 de setembro, a primeira edição do Dia Mundial da Limpeza contou com quase 18 milhões de pessoas e a expectativa é de que na sua segunda edição, dia 21 de setembro, esse número dobre.

No Brasil a mobilização nacional é realizada pelo Instituto Limpa Brasil Let’s Do It e Teoria Verde. O País já conta com a adesão de mais de 1.000 municípios que receberão diversos mutirões de limpeza em suas cidades e contam com um reforço de peso para engajamento da sociedade civil - o apoio da “Gooders”, uma moeda digital que recompensa quem faz o bem.

Veja mais sobre a história do evento:
O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!” www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

No Brasil, o movimento Let’s Do It! teve iniciou em 2011, idealizado pela Atitude Brasil como Movimento Limpa Brasil Let’s Do It! e formalizado em 2013 como Instituto Limpa Brasil Let’s Do It! e, em 2018 todos os países se uniram para a realização da primeira edição do #WorldCleanupDay. No Brasil, conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s Do It! e pela Teoria Verde.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu quase 18 milhões de pessoas em 157 países para limpar as cidades simultaneamente em um único dia (15 de setembro). No Brasil foram 363 cidades que realizaram a ação e mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

 

 

Quais resultados obtidos na Estônia?
Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do Mundo.

O Dia Mundial da Limpeza no Brasil
A meta é mobilizarmos 1.000 cidades no Brasil e mais de 500 mil voluntários para participarem dos mutirões e de ações educativas ao longo da semana (16 a 21/9).

Como a sua cidade pode participar da ação?
O Dia Mundial da Limpeza organizado pela rede Let's Do It! tem como principais atores os voluntários e suas cidades. Os atores podem ser pessoas e organizações como, por exemplo, a comunidade local, ONG, instituto, cooperativa, OSCIP, associação, desde que seja apolítica, e tenha valores que combinem com o Let’´s do it! e vontade de cooperar com a causa.

O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.

Destaque nacional e internacional
O apoio da prefeitura é muito importante por meio das Secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Meio Ambiente, Saúde e Comunicação, para que os resultados sejam ainda melhores. O conteúdo gerado com informações da ação, assim como seus resultados, estarão na rede Let’s do It no Brasil e no mundo. É muito importante mostrar que o município está preocupado com esse problema.